BR 230: de Cabedelo a Lábrea

Condado – Paraíba

Condado se formou ao lado do Açude Arcoverde. (Foto: PMC)

Chegamos ao episódio 12 da série BR 230 – Transamazônica – de Cabedelo a Lábrea e hoje conheceremos o jovem município de Condado, no estado da Paraíba, integrante da Região Metropolitana de Patos. Está localizado no sertão paraibano, às margens do açude Engenheiro Arcoverde. Sua área territorial é de 265,473 km², abrigando uma população, censo de 2022, de 6.451 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 24,30 hab/km². O município faz limites com Paulista, Vista Serrana, Malta, Catingueira, Cajazeirinhas, São Bentinho e Pombal. Condado fica distante de João Pessoa por 343 kms e sua população estimada para 2024 foi de 6.624 pessoas.

Apesar de pequena, Condado é organizada e bem cuidada. (Foto: Landisvalth Lima)

A história do município começa no início no século XIX, nas fazendas Condado e Pedra D`Água, dos proprietários Francisco Antônio e Padre Amâncio Leite. Com as secas de 1915 e 1932, o governo começa a construção de açudes por todo o Nordeste. A região de Condado teria amplas condições de abrigar um açude e isso ocorre entre os anos de 1931 a 1936. Durante esse processo, os moradores da pequena povoação se transferiram para a parte mais alta, onde hoje se localiza a cidade, e ergueram uma capela em homenagem a São Sebastião, que tornou-se o padroeiro da comunidade.

A Igreja Matriz de São Sebastião, em Condado – Paraíba. (Foto: Landisvalth Lima)

Mas a formação do povoado não foi pacífica. Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisca Formiga, primeiros moradores do povoado, tiveram que enfrentar fortes pressões de autoridades do distrito de Malta, ao qual Condado pertencia. Mesmo assim, iniciou-se a construção de casas, que eram feitas à noite, porém, sem resultado, pois, no dia seguinte os poderosos da vizinha cidade de Malta mandavam derrubá-las. Apesar dessas pressões, o pequeno povoado aos poucos foi se desenvolvendo, motivando seus moradores a pensarem na sua emancipação política, tendo como líder o fazendeiro Dr. Ageu de Castro. Acredita-se que o nome tenha surgido em homenagem a Francisco Antônio, dono da Fazenda Condado, na qual surgiram as primeiras casas da região.

Centro da cidade de Condado, na Paraíba. (Foto: Landisvalth Lima)

Condado só virou distrito dez anos após Malta virar cidade. Pela lei estadual nº 2.599, de 29 de novembro de 1960, é criado o distrito com a denominação de Condado, , subordinado ao município de Malta. Apenas um anos depois, Condado é elevado à categoria de município, pela lei estadual nº 2.627, de 18 de dezembro de 1961, desmembrado de Malta, constituído de um único distrito sede. O município foi devidamente instalado em 27 de dezembro de 1961.

Dê um clique na imagem para assistir ao documentário no YouTube.

É claro que a BR 230 é fundamental para que Condado se desenvolva, mas foi a construção do açude, hoje denominado Açude Engenheiro Arcoverde, realizado pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, atualmente conhecida como DNOCS, que fez a cidade nascer e se desenvolver. Ainda se trata de um município pequeno, mas é bem organizado e divertido. Quem for visitar a cidade, deve prestar atenção nas melhores datas, onde há eventos e festas: 20 de janeiro – Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade; 24 de junho – Dia de São João; 18 de dezembro – Dia da Emancipação Política. E ainda a cidade festeja o Carnaval e o São Pedro. Visite Condado e desfrute um pouco da hospitalidade do seu povo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *