Um Lugar no Sertão

Sebastião Leal – Piauí

O forte de Sebastião Leal é a sua agricultura. (Foto: Landisvalth Lima)

Em mais um novo episódio de Um Lugar no Sertão, Contraprosa vai hoje mostrar uma cidade servida pela BR 324, ou rodovia Transcerrados no estado do Piauí: Sebastião Leal. O município fica localizado no cerrado piauiense e tem área territorial 3.148,857 km², com uma população no último censo de 2022 de 4.446 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 1,41 hab/km². Sebastião Leal faz limites com Uruçuí, Bertolínia, Antônio Almeida, Manoel Emídio e Jerumenha. Fica distante de Teresina por 420 km. O IBGE estimou sua população para este ano de 2025 em 4.590 pessoas. Dados de 2022 indicam que o município tem todas as crianças de 6 a 14 anos matriculadas nas escolas do município.

O município de Sebastião Leal nasceu do antigo povoado de Irapuã, que pertenceu ao município de Bertolínia. Elevado à categoria distrito e município com a denominação de Sebastião Leal, pela Lei Estadual nº 4.680, de 26 de janeiro de 1994, com terras desmembradas dos municípios de Bertolínia e Uruçuí. O nome foi uma homenagem a Sebastião Rocha Leal, figura marcante da política piauiense, nascido em Uruçuí em 1925. Foi odontólogo, professor universitário e político. Exerceu oito mandatos como deputado estadual e chegou a ser vice-governador do Piauí entre 1971 e 1975. Morreu em outubro de 1993. Seu filho, Leal Júnior, seguiu os passos do pai e também chegou a deputado por 3 mandatos. Morreu este ano, em março.

Dê um clique na imagem para assistir ao documentário no YouTube.

Sebastião Leal é um município de pequeno porte, jovem e com boas perspectivas de crescimento, principalmente por seu potencial na agricultura. Possui expressiva produção de soja, milho, algodão e sorgo. Apesar de criado em 1994, sua primeira eleição foi em 1996, elegendo uma mulher para ser gerente do município: Ana Paula Mendes de Araújo. A instalação ocorreu oficialmente em 1º de janeiro de 1997 e possui apenas um distrito-sede. Sebastião Leal, mesmo com uma população pequena, apresente PIB per capita de município grande, de R$ 59.247,26, dados do IBGE referentes ao ano de 2021. A explicação é a forte produção agrícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *