BR 230: de Cabedelo a Lábrea

Marizópolis – Paraíba

Em mais um episódio da série BR 230 – Transamazônica – de Cabedelo a Lábrea, Contraprosa vai hoje mostrar um pequeno e simpático município paraibano, que foi inclusive foi distrito de Sousa. Marizópolis. A Transamazônica é a principal avenida da cidade. Sua área territorial é de 69,952 km², com uma população aferida no censo de 2022 em 6.705 pessoas, o que permite uma densidade demográfica de 95,85 hab/km². Para este ano de 2025, o IBGE estimou sua população em 7.001 pessoas. Marizópolis faz limites com Sousa Nazarezinho e São João do Rio do Peixe. A distância até João Pessoa é de 450 kms.

Marizópolis é nome em homenagem ao ex-governador Antônio Mariz. (Foto: Landisvalth Lima)

A ocupação da região onde hoje está o município de Marizópolis data do ano de 1723, quando por aqui chegaram os irmãos Ledo. O local é uma espécie de Mesopotâmia do Sertão por estar situado entre os Rios do Peixe e Piranhas. Isso acabou por facilitar o incentivo ao trabalho na lavoura, a criação de gado e o povoamento. A fertilidade do solo despertou o interesse de pessoas de lugares mais remotos da região. A localidade era antes conhecida pelo nome de Pedra Talhada, mas, foi criado o distrito com a denominação de Marizópolis, pela lei estadual nº 2777, de 1962, subordinado ao município de Sousa.

O nome Marizópolis foi criado para homenagear a família Mariz, principalmente Antônio Marques da Silva Mariz, um advogado, promotor de justiça e político paraibano que foi governador, senador e deputado federal, além de prefeito de Sousa. O município foi emancipado pela lei estadual nº 5.915, de 29 de março de 1994, elevado à categoria de município com a denominação de Marizópolis, quando então era candidato a governador o Antônio Mariz, que se elegeu naquele ano e morreu no ano seguinte.  As eleições foram feitas em 1996 e o município só foi instalado em 1ª de janeiro de 1997, com um único distrito.

Clique nesta imagem para assistir ao vídeo no YouTube.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Além de estar situada em cima de uma serra, Marizópolis possui depressões. Seu clima é tropical semiárido, com temperatura média de 26 ºC e chuvas somente no verão, sendo março o mês mais chuvoso. A religião dominante em Marizópolis é o cristianismo, com 5.138 pessoas denominadas católicas e 785 pessoas denominadas evangélicas, na época do levantamento. A economia da cidade é, em sua maioria, voltada a serviços e comércio de pequeno porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *