Prefeita Teti Brito adere a Jerônimo. O que há de novo?
O processo de cooptação de lideranças políticas no interior da Bahia para salvar a reeleição de Jerônimo Rodrigues continua. Depois da prefeita de Antas, agora foi a vez de Teti Britto (MDB), prefeita de Ribeira do Amparo, declarar apoio ao governador. O fato ocorreu na última terça-feira, 9 de setembro. Nas manchetes dos jornais aliados ou não aparece a foto da prefeita acompanhada do governador, do vice-prefeito, do ex-prefeito Marcelo Brito e do deputado estadual Niltinho (PP) com a frase “a Bahia está na mão certa”.
Teti Brito esteve em agenda oficial com o chefe do executivo estadual da Bahia, num cenário arquitetado para marcar a virada de lado. “Tenho certeza que a Bahia está na mão certa e estaremos junto do governador, fazendo o diferencial por essa terra tão amada”, disse a prefeita, que em 2022 apoiou a candidatura de ACM Neto ao governo do Estado. O modo da ação política é o mesmo, desde que o ACM avô virou político na Bahia. Parece até eleição municipal, quando a adesão de adversários, para inflar o número de apoiadores, garante a vitória fácil nas urnas.
Tanto é verdade isso, que o governador não se importa com as coisas que não são feitas. O asfalto de Raspador à sede municipal não foi concluído, a estrada de Fátima para a BA 393, os problemas insolúveis da regulação, o pagamento do piso nacional a professores, o pagamento de precatórios aos professores… A lista de não feitos da administração Jerônimo Rodrigues é imensa, mas ele acha que o que garantirá sua reeleição é adesão em massa dos prefeitos.
E aí vem todo um cenário de faz-de-conta. Após a reunião com Jerônimo Rodrigues, Teti Britto destacou a importância de um modelo de gestão que privilegie o diálogo com prefeitos e prefeitas. Segundo ela, a estratégia fortalece a cooperação entre estado e municípios, condição necessária para impulsionar políticas públicas regionais. Disse o óbvio, mas não disse que isso só está no papel. A prática é outra, que jamais será estampada nas manchetes noticiosas.
Ela ainda disse que a tarde com o governador foi produtiva. “Uma tarde de diálogo. Isso é muito importante para se fazer gestão: o olhar do governador em chamar os prefeitos para ouvir as dificuldades e intervir com o Estado no município. É dessa maneira que a gente vai ter crescimento, cada vez mais fortalecendo a base na Bahia”, disse Teti. A imprensa trata o gesto como realinhamento político, o novo nome daquilo que chamamos de repetição de mais do mesmo.
Só não se sabe até que ponto tudo isso beneficia o município. Quando Ribeira do Amparo era administrada por filiado do PT, a ideia era de que o município seria beneficiado sobremaneira porque o governador era do mesmo partido. Agora, o adversário vira aliado. Vai melhorar? Vão realmente asfaltar, por exemplo, a BA 084, de Ribeira do Amparo a Heliópolis? Ou será mais uma falácia que reafirma a máxima de que, numa adesão, quem ganha mais são os políticos e bem menos fica para os munícipes? Já sabemos o final dessa história, mas aguardamos com esperança desmotivada.
Boa materia mestre, infelizmente não se fazem mais políticos como antigamente, políticos que tenho pulso , hoje a maioria está aderindo ao governo do poder, por conta de obras que não sai do papel ou cargos políticos pra familiares etc, vamos dar um basta são quase 20 anos na Bahia esse governo atual e nada faz pra melhorar no interior,acorda população
É isso, Cleiton. Obrigado.