Poucas & Boas

Poucas & Boas 126

Renovação urgente

A Câmara dos Deputados em Brasília chegou ao fundo do poço. Não adiantaram os altos salários, as regalias, o prestígio, as emendas. Querem mais! Querem muito mais! Desejam principalmente os privilégios de intocáveis, que jamais sejam alcançados pelas leis punitivas, mesmo que cometam crimes absurdos. Pior, isso não é apenas um desejo do Centrão. Vários deputados da chamada esquerda votaram a favor da Pec da Blindagem. É preciso que os eleitores saibam os seus nomes para que não sejam novamente eleitos.

Pec do escárnio

Só para se ter uma ideia do que foi aprovado na terça-feira (16), o STF só poderá abrir inquérito contra parlamentares se houver autorização da respectiva Casa (Câmara ou Senado), aprovada por maioria absoluta (metade mais um dos votos). Também, a prisão de parlamentares só poderá ocorrer em flagrante de crime inafiançável. Detalhe: mesmo nesses casos, o Congresso deve decidir, em até 24 horas, se mantém a prisão, com decisão tomada por votação secreta, a menos que seja derrubada por destaque. É a impunidade explícita!

Privilégio ampliado

Foram mais de 350 votos para transformar deputados em seres intocáveis. (Foto: G1)

Achando ainda pouco, os deputados optaram pela ampliação do foro privilegiado, incluindo os presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso. Isso significa que só o Supremo poderá julgá-los, impedindo ações de juízes de instâncias inferiores. Além disso, caso sejam necessárias medidas cautelares, deputados e senadores só poderão ser alvo delas, como bloqueio de bens ou quebra de sigilo, se forem determinadas pelo STF. Deputados, senadores e presidentes de partidos viraram entidades superiores e intocáveis.

Até tu PT?

A notícia incrível é que 12 deputados do PT votaram a favor da Pec da Blindagem. A excrecência é de direita e de esquerda. O PSD do Kassab deu 25 votos, o PP, 46 votos. Ainda votaram 35 do MDB, 10 do PDT, todos os 83 do PL e todos os 42 do Republicanos. Uma verdadeira festa!

E na Bahia?

Os votos baianos foram muitos e vamos enumerá-los um a um para que o leitor possa se defender, se quiser. Votaram a favor 22 deputados: Adolfo Viana (PSDB), Arthur Oliveira Maia (União), Bacelar (PV), Capitão Alden (PL), Claudio Cajado (PP) – relator da PEC, Dal Barreto (União), Diego Coronel (PSD), Elmar Nascimento (União), Félix Mendonça Jr. (PDT), Gabriel Nunes (PSD), José Rocha (União), Leo Prates (PDT), Leur Lomanto Jr. (União), Márcio Marinho (Republicanos), Mário Negromonte Jr. (PP), Neto Carletto (Avante), Paulo Azi (União), Paulo Magalhães (PSD), Raimundo Costa (Podemos), Ricardo Maia (MDB), Roberta Roma (PL) e Rogéria Santos (Republicanos). Os outros votaram contra, abstiveram-se ou estavam ausentes.

E em Sergipe?

Dos oito deputados sergipanos, apenas 3 votaram a favor do absurdo da Pec da Blindagem. São eles: Rodrigo Valadares (União), Thiago de Joaldo (PP) e Gustinho Ribeiro (Republicanos). A votação foi para o Senado e esperamos que lá seja enterrada definitivamente.

Jerônimo Rodrigues em Ribeira do Pombal-Ba.

Visita do governador

Hoje, quinta-feira, 18 de setembro de 2025, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, está em Ribeira do Pombal para uma série de entregas e celebrações em homenagem aos 92 anos de emancipação política da cidade. A programação começou cedo e está recheada de ações importantes. Logo cedo participou da missa comemorativa pelos 92 anos da cidade. Em seguida vem a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Agrícola, a entrega da Escola Municipal Ray Gomes, localizada no Bairro Cidade Nova, a reforma e ampliação do Mercado Municipal Jonas Bastos Campos e inauguração de duas novas praças públicas. Também o governador entregará sistemas de abastecimento de água em diversas localidades rurais, como fazenda Cassussu e Cajarana. Depois o governador seguirá para Novo Triunfo, Adustina e Pedro Alexandre.

Escola da Cajazeiras

Enquanto isso, a escola do povoado Cajazeiras, em Heliópolis, segue sem inauguração. Curioso é que o governador também ainda não inaugurou a reforma do Colégio de Tempo Integral José Dantas de Souza. E tudo isso por causa da BA 393. Jerônimo Rodrigues só virá para Heliópolis na inauguração da rodovia. Só assim ele tenta limpar seu currículo por aqui. Também só visitará Fátima quando for para inaugurar o asfalto da BA 084, de Fátima até a BA 393, que ainda nem mesmo começou. Jerônimo luta para corrigir os seus próprios erros.

2 comentários sobre “Poucas & Boas 126

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *