Serrinha

Retomadas obras de duplicação na BR 116

As obras de duplicação da BR 116 entre Serrinha e Santa Bárbara seguem aceleradas. (Foto: Landisvalth Lima)

Como nossos políticos só pensam no processo eleitoral, parece que as promessas do governo Lula 3 começam a sair do papel. Vale tudo por um 4º mandato. E a cidade de Serrinha, finalmente, verá sua principal rodovia duplicada. A BR 116, com sua duplicação parada um pouco depois de Santa Bárbara, teve suas obras retomadas desde o mês de agosto e seguem em ritmo acelerado.  

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os trabalhos recomeçaram em 12 de agosto de 2025, reacendendo expectativas de melhorias na segurança viária, fluidez do tráfego e desenvolvimento econômico regional. Essa duplicação é uma demanda antiga e estratégica para o escoamento da produção e mobilidade no interior da Bahia, especialmente na Região do Sisal.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que o projeto foi revisado e os recursos já estão garantidos pelo governo federal. O DNIT também autorizou a desapropriação de 160 áreas entre Araci e Santa Bárbara, incluindo um trecho de 7 km no contorno de Serrinha, para viabilizar a duplicação. Está previsto no projeto que haverá uma pista dupla contornando Serrinha, o que não estava previsto no projeto anterior.

O custo atual estimado para a duplicação do trecho da BR-116 que vai de Santa Bárbara, km 387, passa por Serrinha e segue até depois de Teofilândia, no povoado Barreiro, km 334, próximo ao limite com o município de Araci, é de aproximadamente R$ 324,6 milhões. Essa obra contempla a construção de novas pistas, ruas laterais, viadutos, pontes e passarelas de pedestres ao longo de 53,2 quilômetros de extensão.

Esse investimento faz parte de um conjunto de obras de infraestrutura anunciadas pelo governo federal, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a segurança na região. Além disso, o DNIT já autorizou a desapropriação de 160 áreas ao longo da rodovia para viabilizar o projeto. Está incluso no projeto o recapeamento da pista desde o entroncamento de Santanópolis até o final da duplicação, em Santa Bárbara, da pista velha, sentido Serrinha, que absurdamente não foi feito e inauguraram do jeito como está.

O milagre da reeleição também contempla outras obras. São diversas intervenções rodoviárias na Bahia, com investimentos robustos e foco em melhorar a infraestrutura logística do estado. No papel, tudo são flores, mas algumas já foram inciadas sem fim previsto. Uma delas é rota 2 de Julho, que vai de Salvador até a divisa com Minas Gerais. Engloba a duplicação de mais de 300 km, 257 km de faixas adicionais, 52 passarelas, 42 passagens de fauna e 14 pórticos com pedágio eletrônico. Se acontecer, vai melhorar o escoamento da produção e a mobilidade entre o Nordeste e o Sudeste.

Tem também a rota dos Sertões, que vai de Feira de Santana até Salgueiro/PE, com a duplicação de 108 km, implantação de 107 km de acostamentos, 90 novos dispositivos de acesso e mais de 40 km de vias marginais, na BR-116, incluindo Santa Bárbara–Serrinha. Além disso, tem a BR-101, com a recuperação de 20,5 km de pista. Sim! Não esquecemos da ponte Salvador–Ilha de Itaparica. São 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, além de túneis, viadutos e novas rodovias em Salvador e Vera Cruz, com conclusão prevista para 2031.

Ao todo, os investimentos chegam aos R$ 31,7 bilhões até o ano de 2031. Somente este ano, o governo federal pretende investir na Bahia 2,4 bilhões em diversas obras de infraestrutura. Mas muita coisa está no papel e a pergunta circulando nas nossas cabeças é: E depois da eleição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *