Internacional

Lula e Trump conversaram. É o retorno da civilidade?

O primeiro contato oficial entre Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu nesta segunda-feira, 06.10.25, por videoconferência, e foi considerado positivo por ambos os lados. Apesar das diferenças ideológicas e da relação inicialmente tensa — agravada pelas sanções americanas em resposta ao julgamento de Jair Bolsonaro — o contato foi diplomático e pragmático. Ambos os líderes demonstraram disposição para negociar e buscar convergência, especialmente na área comercial.

O encontro virtual serviu como um primeiro passo para reconstruir pontes e abrir espaço para futuras cooperações. Verdadeiramente, pode significar o retorno ao processo civilizatório, que teve um início dia 23 de setembro passado. Lula e Trump se encontraram brevemente nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Segundo Trump, houve uma “excelente química” entre eles, e ambos concordaram em marcar uma conversa mais aprofundada.

A reunião de hoje foi a primeira bilateral oficial entre os dois presidentes, por videoconferência, às 10h30 da manhã. Participaram também o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sidônio Palmeira (Comunicação). O foco da conversa foi a questão comercial, principalmente em torno das tensões entre os países, especialmente o tarifaço de até 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros. Lula pediu a retirada dessas tarifas e das sanções aplicadas a autoridades brasileiras.

Também ambos os presidentes destacaram a “boa química” e o diálogo foi descrito como “amistoso” e “positivo” por fontes do governo brasileiro e pelo próprio Trump. Lula sugeriu um encontro presencial na Cúpula da ASEAN, na Malásia, ou na COP30 em Belém (PA). Trump indicou que pretende se reunir com Lula “em um futuro não muito distante”, tanto no Brasil quanto nos EUA. Pois é, a civilização parece ter vencido a barbárie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *