Inaugurada linha de montagem da BYD

A Bahia tem muitos problemas que parecem sem solução a curto prazo. Não se vê, por exemplo, um horizonte promissor para o domínio do crime organizado em várias comunidades do estado. Entretanto, no setor automotivo há muito o que comemorar. Ontem (09.10) a BYD inaugurou oficialmente a linha final de montagem de veículos em Camaçari. Para atentarmos a importância desse fato, lá estavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Luiz Caetano e executivos globais da empresa.
A fábrica da BYD foi instalada no antigo complexo da Ford e já é considerada a maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina. Deve impulsionar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico na região metropolitana de Salvador. Hoje, a empresa começa com mais de 1,5 mil trabalhadores contratados, numa planta com capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda fase de expansão.
O fundador e CEO global da companhia, Wang Chuanfu, anunciou um novo investimento para dobrar novamente essa capacidade, o que levará o número para até 600 mil unidades anuais. A ampliação promete abrir milhares de novas vagas diretas e indiretas, consolidando a Bahia como polo nacional da indústria automotiva verde.
Esta unidade da BYD, primeira fora da China, foi construída em tempo recorde de 15 meses e ocupa uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, equipada com maquinário de última geração. O complexo integra todas as etapas do processo produtivo, desde a montagem até o controle de qualidade, e deverá realizar no futuro a fabricação completa dos principais modelos da marca.
Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD para Américas e Europa, disse que a data de ontem ficará gravada para sempre na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. Segundo ela, a empresa aposta no potencial da mão de obra local e vai investir continuamente na qualificação profissional de seus colaboradores.
A BYD vem produzindo desde julho e já colocou milhares de veículos nas linhas de montagem baianas. O primeiro modelo fabricado no país é o BYD Song Pro, o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo, projetado em parceria entre engenheiros chineses e brasileiros.
Com esta fábrica na Bahia, a BYD reforça sua liderança no mercado nacional de veículos eletrificados, respondendo por mais de 76% das vendas de elétricos e 27% dos híbridos no país. “Acreditamos no Brasil e no talento de sua gente. Estamos construindo não apenas uma fábrica, mas um futuro de oportunidades e empregos de qualidade”, declarou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
