Natureza em fúria mata 6 pessoas no Paraná
O ciclone extratropical que atingiu o Paraná ontem (07.11) causou destruição em diversas cidades, deixando pelo menos 6 mortos, mais de 400 feridos e 60 mil casas sem energia elétrica. O município mais afetado foi Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, teve mais de 50% da área urbana danificada.
As mortes confirmadas até aqui, 5 foram em Rio Bonito do Iguaçu e 1 em Guarapuava. Ao todo foram atendidas 432 pessoas em atendimento médico. A Defesa Civil informa que pelo menos 28 pessoas ficaram sem moradia. Também há registros de danos nos municípios de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Três Barras, Guaraniaçu, Foz do Iguaçu e Candói.
Com relação à Infraestrutura e serviços, cerca de 60 mil unidades consumidoras ficaram sem luz, segundo a Copel. Os danos estruturais ocorreram em residências, comércios e prédios públicos, muitos com destelhamentos, colapsos estruturais e danos à malha viária.
Autoridades afirmam que a classificação do tornado foi nicialmente como sendo F2, com ventos de até 250 km/h, mas pode ser reclassificado como F3, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) . As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Saúde foram enviadas para prestar socorro. O governador Ratinho Junior afirmou que o estado está mobilizado para atender as vítimas e restaurar os serviços.
Notícia atualizada.
Imagem destaque: Rio Bonito-PR, após passagem do ciclone. (Foto: Corpo de Bombeiros)
