Estrada de Fátima com obras adiantadas
A arrancada dada pela Empresa Augúrio no início das obras de pavimentação da BA 084, que liga a BA 393, em Heliópolis, à cidade de Fátima, no estado da Bahia, está dando o que falar. Em 45 dias, desde o início dos trabalhos, muita coisa já foi feita. A população dos dois municípios chega mesmo a dizer que parece que a Estrada de Fátima será inaugurada antes da de Heliópolis, a BA 393.
Para que entendamos a questão, as obras da BA 393 tiveram seu início em julho de 2022, ano da eleição, e todos temiam que seria uma obra eleitoreira, que é aquela que começa numa eleição e termina na seguinte. No próximo julho de 2026, a BA 393 completará 4 anos de iniciada e as obras seguem lentas, quase parando. Esta semana, os moradores do povoado Tijuco fizeram uma manifestação que repercutiu bastante e a empresa GL Empreendimentos, responsável pela obra de revitalização da estrada de Heliópolis, recomeçou os trabalhos no local.
Com as obras avançadas na estrada de Fátima, já há até apostas de que a estrada de Binho de Alfredo (PT), prefeito de Fátima, terminará primeiro que a de Mendonça (MDB), prefeito de Heliópolis. Vale registrar que as obras são de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia. O registro dos prefeitos é uma provocação dos moradores para atestar quem tem mais prestígio com o governador Jerônimo Rodrigues. Também é digno de registro que o conceito do governante do estado não está lá estas coisas, pelo menos em Heliópolis.
Se tudo ocorrer dentro do prazo, e é o que parece estar acontecendo, este trecho de 12 kms da BA 084 até Fátima deverá ser inaugurado em julho de 2026. A terraplanagem plena está chegando ao povoado Capim Duro e há vários trechos já com toda limpeza pronta e com a pista alargada. As máquinas não param, nem mesmo nos dias feriados e finais de semana. Vamos torcer para que continue assim até a conclusão.
Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo no YouTube.

