Internacional

Homens alugados por hora na Letônia

Na Letônia existe um mercado chamado de “maridos de aluguel” ou “homens por hora”, que surgiu devido ao forte desequilíbrio demográfico: há cerca de 15,5% mais mulheres do que homens, uma diferença muito maior que a média da União Europeia. Essa escassez é especialmente visível entre os idosos, onde o número de mulheres com mais de 65 anos chega a ser o dobro dos homens.

Mas vamos com calma nessa hora! O significado do termo “alugar homens por hora” não envolve romance ou intimidade: trata-se de serviços práticos. As mulheres contratam homens para tarefas domésticas e reparos — consertar móveis, instalar eletrodomésticos, realizar pequenos trabalhos de manutenção. O termo “aluguel” é usado de forma coloquial, mas, na prática, é um serviço profissional de mão de obra.

Isso acontece porque o estilo de vida pós-soviético, com consumo elevado de álcool, estresse e menor acesso à prevenção em saúde contribuíram para a menor expectativa de vida masculina. Também, a estrutura familiar foi alterada: muitas mulheres vivem sozinhas ou em lares sem presença masculina, o que aumenta a demanda por esse tipo de serviço. Além disso, esse mercado em expansão se consolidou como uma solução funcional para o desequilíbrio demográfico.

Por fim, não é nenhum exagero dizer que homens estão sendo “alugados por hora” na Letônia, mas não no sentido de companhia ou relacionamento, e sim como profissionais que suprem a falta de mão de obra masculina em tarefas práticas do dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *