Crônicas de Viagem I
Tinha Rodelas no meio do caminho
Deve ser difícil para um cientista político explicar resultados de eleições e encontrar certa lógica. Eu não consigo entender os resultados discrepantes entre Sergipe e Bahia nas últimas eleições…. Pausa!
Explico.
Estrada ruim viagem atrasada. Nossa primeira parada foi em Rodelas (foto da praça principal ao lado). Ficamos surpresos com a organização do município. Apesar de sofrer com a estrada, tudo parece muito bem cuidado e limpo. Almoçamos na churrascaria Rodeio e a atendente nos disse que a estrada era responsável pela queda vertiginosa do movimento. Ana Dalva e as meninas gostaram de Rodelas e foi aí que surgiu a dúvida do início desta crônica.
Com a administração feita pelo petista Marcelo Deda, esperava-se uma vitória esmagadora e folgada em Sergipe. Entretanto, o povo, mesmo admitindo ser ele um bom governador, o derrotou em Aracaju, notadamente pelos problemas não resolvidos na área da saúde. A questão da saúde na Bahia é ainda pior que em Sergipe. Se compararmos as estradas, nossa! Sergipe é infinitamente bem melhor administrado nessa área. Outro detalhe: Deda disputou contra um candidato forte, que foi o ex-governador João Alves. Na Bahia, o governador petista Jacques Wagner disputou contra dois fortes candidatos, o ex-governador Paulo Souto e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Agora vamos comparar os resultados:
Sergipe – Deda: 52,08% – João Alves: 45,19%
Bahia – Wagner: 63,83% – Souto: 16,09% – Geddel: 15,56%
Em Rodelas, Wagner teve 67,55% dos votos válidos. Já em Abaré, outra cidade prejudicada pelas péssimas condições da BA 210, Wagner venceu apertado Geddel – o governador teve 49,89 % e o ex-ministro 48,13%. Onde está a lógica?
Seguimos viagem sofrida até a BR 116 e passamos pela primeira vez sobre a ponte que liga Ibó-BA e Ibó-PE, recentemente liberada para o tráfego (Foto). Finalmente acabou aquela travessia de balsa pelo Velho Chico. Só para lembrar, é obra do Governo Federal.