Poucas & Boas 122
Nosso SUS
Tem certas coisas que são inventadas e dão certas além da conta. Uma notícia do UOL revelou que um jornalista do The Washington Post contou sobre um episódio que viveu envolvendo o SUS (Sistema Único de Saúde), em uma matéria publicada no domingo passado. Terrence McCoy sofreu um ferimento na cabeça ao fechar o porta-malas de seu carro em Paraty, no Rio de Janeiro, e se surpreendeu ao não pagar nada pelo atendimento médico. Mesmo sendo uma coisa boa, os países que possuem uma elite medíocre não admitem a possibilidade de implantar tal sistema. E não é coisa só para pobres. É para todos. Não dá para entender a resistência a um programa para atender a todos.0
BR 230 – Transamazônica

No cômputo geral, a BR 230 está quase perfeita, no estado da Paraíba. O quase é por causa de alguns buracos presentes na região metropolitana de João Pessoa. Já no estado do Ceará, a coisa não está tão boa assim. Da divisa com Paraíba até Lavras da Mangabeira há muitos buracos. A notícia boa é que estão fazendo a restauração. Surpresa mesmo é entre Farias Brito e Assaré. Além da estrada fazer curvas intermináveis para transpor a Serra do Quincuncá, há 25 km sem asfalto. Na verdade, é um trecho onde a BR ainda não chegou. Está mais para uma estrada vicinal, A coisa só melhora na altura da Vila Bonita, 11 km depois do povoado Amaro. O asfalto novo vai da casa de Patativa até Assaré, em ótimas condições.
Aposta
A zoada que a interminável obra da BA 393 está fazendo na imprensa parece funcionar como éter. Os políticos apostam que quando a obra terminar tudo ficará esquecido e eles voltarão a ter aprovação popular. Não é a primeira vez que fazem isso e a coisa funcionou. O povo do Tijuco está indignado e ao fecharem a passagem do desvio revelou a sua insatisfação. Mas é preciso ir um pouco mais adiante. Marcar a data, os dias infindáveis da obra e o prejuízo de tanta demora. Seria bom até marcar num caderno para não esquecer. No dia da votação, leia tudo que foi anotado e tome sua decisão. A generosidade, às vezes, faz da vida uma piada pronta.
Prefeito na mira do MPF
A Prefeitura de Ibitiara, sob a gestão do prefeito reeleito Wilson de Bududa, está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por possíveis irregularidades em licitação e contrato de 2021. Conforme o documento de anúncio, trata-se especificamente do Pregão Presencial nº 020/2021 e à execução do Contrato nº 166/2021, que prevê a locação de veículos e máquinas para uso do município. Há fortes indícios que justificam o aprofundamento das apurações quanto à regularidade do processo licitatório e da execução contratual. A investigação pode buscar esclarecer possíveis favorecimentos, falhas na execução dos serviços contratados, além de indícios de sobrepreço e inexecução parcial. É uma pena que o número de promotores é insuficiente para denunciar toda a roubalheira nas prefeituras do Brasil.
Covid 19
Uma nova variante da Covid-19 foi detectada no Ceará: sete testes identificaram o vírus conhecido como XFG, conforme confirmou a Secretaria de Saúde do Estado. Além do Brasil, essa variante já foi detectada em 38 países, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 25 de junho, a OMS colocou essa variante sob monitoramento e liberou um documento de avaliação dela que está sob monitoramento do órgão. Apesar da rápida disseminação, “o risco adicional para a saúde pública representado por XFG é avaliado como baixo em nível global”, de acordo com o documento oficial.
Eleição 2028
Em pelo menos 3 cidades da nossa região haverá surpresa com candidaturas a prefeito, e até a vereadores. Contraprosa recebeu informações de pessoas que se movimentam para fugir da armadilha dos grupos costumeiros ou tradicionais. A ideia é fugir do toma-lá-dá-cá e da polarização. Falam em nomes novos, descompromissados com vitória ou derrota, mas preocupados em focar na melhoria global da sociedade. Essas pessoas dizem que também vão tentar combater vícios de eleitores, acostumados a dançar conforme a música. O trabalho será de formiguinha e sem pressa. Será que vai dar certo?