BR 230: de Cabedelo a Lábrea

Ponte de Estreito-MA a Aguiarnópolis-TO estará pronta ainda este ano

A ponte nova deve ser inaugurada em dezembro deste ano.

Todos nos lembramos da tragédia que aconteceu em Estreito-MA, quando desabou a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO). O vão sobre o rio Tocantins desabou no dia 22 de dezembro de 2024, causando uma das maiores tragédias recentes da região. O vão central da ponte cedeu por volta das 14h50 daquele trágico dia. A ponte fazia parte da BR-226/BR 230 e tinha 533 metros de extensão, construída na década de 1960.

A tragédia envolveu oito veículos, incluindo caminhões com cargas perigosas, que caíram no rio. Nove pessoas morreram e oito seguem desaparecidas. Entre os veículos envolvidos, havia caminhões com ácido sulfúrico e pesticidas, o que gerou alerta ambiental. A Prefeitura de Estreito decretou situação de emergência, citando falta de recursos para lidar com os danos. O trânsito, claro, foi totalmente interditado na ponte, e o DNIT orientou rotas alternativas para motoristas. Além de balsas pagas em Carolina-MA ou Filadelfia-TO, há balsas gratuitas em Estreito-MA e Aguiarnópolis-TO, bastando apenas muita paciência. A fila é enorme.

Contraprosa esteve na cidade neste dia 8 de julho e testemunhou o ritmo das obras. Pessoas no local afirmam que já chegou em 50% das obras. A previsão de entrega é para fevereiro de 2026, mas pode estar pronta antes. Detalhe é que foi confirmado que os tanques com substâncias químicas ainda estão no rio, mas segundo o IBAMA, estão intactos. Os três caminhões que caíram no rio Tocantins durante o desabamento da ponte, transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), os tanques continuam intactos, e o risco de vazamento é considerado mínimo. A Agência Nacional de Águas confirmou que a água do rio está segura para consumo. A retirada dos tanques só será feita após o fim das buscas por vítimas.

Correram nas redes sociais várias imagens da queda da ponte. Um vereador de Aguiarnópolis filmava rachaduras na estrutura no exato momento da queda. Mas os moradores já vinham denunciando rachaduras e falta de manutenção na ponte há anos e nenhum governo tomou providência. É típico sintoma de um país de governantes que até fazem obras, mas têm dificuldades em mantê-las sempre seguras.

Com imagens de drone, Contraprosa comprovou a adiantamento das obras, não sem antes parar no Bar da Cidade, que fica ao lado do canteiro de obras e provar o famoso prato com peixe frito feito por Ludmyla, acompanhado de uma boa cerveja geladíssima. Quem achar que é propaganda, ligue para 94 9 9149 0354 e faça seu pedido. Fale diretamente com a Ludmila. O risco é gostar tanto e não querer mais sair de Estreito. Sobrevoamos as obras e realmente a nova ponte pode estar pronta ainda este ano. A obra foi iniciada em fevereiro de 2025, após a demolição da antiga estrutura que desabou em dezembro de 2024.

Veja o vídeo no Contraprosa YouTube. Basta clicar nesta imagem.

Sobre a nova ponte, sabe-se que terá extensão de 630 metros, maior que a anterior, com largura de 19 metros, com duas faixas de rolamento, acostamentos e passeios para pedestres. A estrutura da nova ponte terá 24 fundações e 26 pilares já finalizados e terá uma novidade, a implantação de tecnologia com sistema de monitoramento de deformações. A data de entrega prevista é até dezembro deste ano. A obra custará R$ 171,1 milhões e tem mais de 500 profissionais trabalham em dois turnos, inclusive aos domingos.

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