Política

ACM Neto lidera corrida pelo governo da Bahia e venceria Jerônimo ou Rui

O portal Bahia Notícias divulgou nesta quinta-feira (31) uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre as eleições estaduais na Bahia em 2026. A reportagem é do jornalista Gabriel Lopes. No levantamento, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, tem 21,4% das intenções de voto para governador da Bahia na chamada pesquisa espontânea, quando nenhum nome de candidato é apresentado. Neto tem quase o dobro das intenções de votos de Jerônimo Rodrigues (PT), o atual governador. A pesquisa foi feita pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias.

Nos dados completos do cenário espontâneo, Neto lidera a pesquisa e é seguido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que acumulou 11,4%. Também figuram na lista o ex-governador Rui Costa (PT), com 1,8%; o prefeito de Salvador, Bruno Reis, com 0,6%, Jaques Wagner (PT), com 0,2% e João Roma (PL), com 0,1%. 58,1% não sabe ou decidiu não opinar.

Foram feitas ainda duas pesquisas na situação de estimulada, quando os nomes dos candidatos foram apresentados para os eleitores baianos. Na primeira simulação, ACM Neto chega a 53,5% das intenções de voto. Em segundo lugar figura Jerônimo Rodrigues com 28,1%, seguido por João Roma com 6,1% e Kléber Rosa com 1,3%. 4,6% não sabe ou decidiu não opinar. Os quatro foram candidatos ao governo da Bahia em 2022.

No segundo cenário estimulado, sem a presença de Jerônimo Rodrigues, ACM Neto soma 53,3% das intenções de voto e é seguido por Rui Costa, com 28%, revelando que a rejeição não é só ao nome do governador, mas ao grupo que está no poder já há mais de 17 anos. Na terceira posição aparece João Roma (6,2%) e em último lugar Kléber Rosa (1,4%). Não sabe ou não opinou representa 4,3% deste recorte.

O embate entre ACM Neto e Jerônimo deve acontecer novamente.

Foi feita também uma simulação num cenário de segundo turno. O Paraná Pesquisa colocou ACM Neto e Jerônimo frente a frente. O ex-prefeito de Salvador leva vantagem: lidera com 59,4%, contra 30,8% do atual governador da Bahia. Brancos, nulos e nenhum somam 5,9% e não sabe ou não opinou chegou a 4%. Se o Instituto estiver correto, parece que a investida de Jerônimo e cooptar lideranças ligadas ao ex-prefeito de Salvador parece que não está surtindo efeitos, pelos menos até aqui. O levantamento ouviu 1620 eleitores, em 66 municípios, entre os dias 25 e 29 de julho de 2025 e possui intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *