A Justiça chega aos poucos

É verdade que demora. É verdade também que sofre interferências políticas absurdas. Mas é verdade também que, aos poucos, a Justiça com inicial maiúscula sempre aparece aqui e ali. E foi com esse jota maiúsculo que a Justiça manteve a suspensão de mandatos de prefeita e vice de Cansanção. Os juízes concordaram que a prefeitura de Cansanção cometeu excessos, já no final da gestão Vilma Gomes (MDB). Assim, a Justiça eleitoral manteve a cassação dos mandatos da prefeita de Cansanção, nordeste da Bahia, Vilma Gomes (MDB), e do vice, Rodrigo Pereira (PT), por abuso de poder econômico e político. Aleluia!
O processo foi movido pelos advogados da candidata à Prefeitura do município e derrotada nas últimas eleições municipais, Thaynara Pereira (Avante). A Justiça se convenceu que a prefeitura de Cansanção cometeu excessos, já no final da gestão de Vilma Gomes, com a contratação dos primeiros servidores públicos em ano eleitoral, além de aumentar o número de matrículas no Programa de Educação de Jovens (EJA) com o objetivo de obter mais repasses federais. Isso aqui em nossa região não dá nem mesmo processo.
Acontece que lá em Monte Santo, o Ministério Público Eleitoral entendeu que houve um excedente de 600 contratações, consideradas irregulares pelo órgão. Em Heliópolis foi por aí e o juiz não viu nada! Sabemos que os juízes não são iguais, mas a lei é uma só. Como pode um fato desse virar cassação em uma cidade e na outra ser considerado normal? Já começa por ser errado tanta contratação sem concurso público e, mais ainda, em ano eleitoral. Que tem coisa nessa história tem. É só aprofundar mais que a coisa aparece. Em Cícero Dantas também, ocorreu as mesmas desgraças, mas nada por aqui acontece dentro da letra da lei.