A violência é o que mais atormenta o povo

Se o povo de Heliópolis pudesse, acabaria com a violência (imagem: Contraprosa)

Na quinta e última etapa da pesquisa Controverso, feita com exclusividade para o portal Contraprosa e o Landisvalth Blog, perguntou-se o seguinte: Se você (o Srº ou a Srª) tivesse o poder de acabar com uma coisa que atormenta sua vida, qual escolheria? O resultado deu como vencedora, com larga margem, a violência. Foram exatos 38% dos moradores ouvidos na pesquisa. Em segundo lugar ficaram empatados o desemprego e a corrupção, com 9% cada. Em quarto lugar, também empatados, ficaram a poluição sonora (reclamação com bares e paredões) e o uso das drogas, cada qual com 5%. A fome/pobreza e a política/politicagem também empataram com 4% e a falta de boa educação emplacou 2% dos entrevistados.

A pesquisa teve ainda dezoito preocupações citadas pelos entrevistados: a falta de saúde, o estresse, os vizinhos, o estado ruim das estradas, o abandono do povoado Riacho, as pessoas más, a inveja, o privilégio dos ricos, gente falsa, dentre outros, e até a colocação de um relógio na caixa de água do Cubanzê. Todos, com uma só citação. Em conjunto representaram 18% dos entrevistados. Outros 6% preferiram optar pelo nada/nenhum. No total, foram ouvidas 100 pessoas espalhadas em quase todo território do município de Heliópolis. A pesquisa garante, matematicamente, acima de 90% de possibilidade de os números refletirem a verdade daquele momento. O levantamento foi feito no dia 15 de outubro.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta