Agrishow 2019: Inovações tecnológicas no ramo da agricultura

   

     Com as mudanças meteorológicas que estão acontecendo atualmente, alterações nos períodos de chuva geram problemas na agricultura. Então, pensando nisso, alguns dos equipamentos e sistemas apresentados no Agrishow 2019 que ocorreu entre 29 de Abril e 3 de Maio de 2019, em São Paulo se destacam como solução para isso.
O evento, que é considerado o maior de tecnologia neste ramo no Brasil, e, um dos maiores do mundo, trabalha com soluções e principais lançamentos do agronegócio. Entre os destaques no evento, estão o Agrosystem Cloud e o NetBeat.

AgrosystemCloud

    A Agrosystem é uma empresa pioneira em agrometeorologia e agricultura no Brasil, em junção com outra empresa norte-americana DTN, que é a maior prestadora de serviços meteorológicos comerciais do mundo, lançará a AgrosystemCloud, uma plataforma que oferece solução para que os agricultores consigam fazer previsões meteorológicas com precisão.

    Através da plataforma, os agricultores terão acesso a previsões meteorológicas com ótima precisão para os próximos três e quinze dias, além de observações contínuas, como por exemplo a umidade do solo. O programa também disponibiliza ao agricultor um mapa de chuva com atualizações que podem ser vistas num intervalo de 15 minutos e resolução de quatro quilômetros, ela também fornece o total de evaporação a partir do solo e de transpiração das plantas. O sistema possui ferramentas como os calendários de pulverização e de entrada de máquinas, que possibilitam o agricultor saber os dias e horários que possuem melhores condições para a aplicação de defensivos e de realização do trabalho no campo, através da umidade do solo.

Layout do software utilizado. O sistema oferece além da previsão climática, alternativas para a tomada de decisões. Foto: Reprodução

    “Não desperdiça produto, não aplica na hora errada. Ao contrário, aplica nas melhores condições de umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, temperatura, porque cada produto tem uma condição ideal para aplicação. Nós podemos informar qual é essa condição”, diz Carlos Henrique Jacintho Andrade, fundados e CEO da Agrosystem.

NetBeat

    A falta de chuvas também é um problema insistente em algumas regiões, e pode trazer diversas consequências para o campo. Diante disso, pensando em amenizar estes problemas, surge o NetBeat, sistema de irrigação com inteligência artificial, com ele é possível monitorar o solo e combater o desperdício de insumos em tempo real, onde há a possibilidade de oferecer recomendações técnicas a partir dos dados obtidos, auxiliando também na tomada de decisões e tornando as safras mais produtivas.

    O sistema de irrigação é considerado o primeiro a utilizar inteligência artificial no mundo. “Ele vai analisar se há previsão de chuva, ou se tem umidade razoável no solo. Em vez de aplicar muita água, ele reduz essa quantidade. O contrário, também. O sistema vai fazer essa análise e recomendar qual seria a reposição ideal. O objetivo é otimizar o uso de mão de obra, de todos os insumos envolvidos na produção agrícola, para que consiga produzir mais, com menos”, diz Bruno Luis Toniello, gerente digital farming da Netfaim/Amanco, que são as responsáveis pelo produto do mercado de irrigação por gotejamento.

Netbeat, considerado o primeiro sistema de irrigação com inteligência artificial do mundo. Imagem: Netafim-Amanco/Reprodução

Confira um video de pré-lançamento do sistema:

Deixe uma resposta