Andrea Bocelli, o Bolsonaro da música

Quem imagina que esta coisa de achar que a Covid-19 é apenas uma invenção da imprensa, e que o negacionismo é coisa apenas de Bolsonaro e seus seguidores, está anos luz por fora. Mesmo no continente mais culturalmente provido, o negacionismo ao novo coronavírus se mostra presente. E não é coisa de pessoas com baixo grau de instrução, muito comum neste fenômeno social. Segundo o portal Bahia Notícias, o tenor italiano Andrea Bocelli surpreendeu seus compatriotas por suas declarações controversas durante uma audiência promovida pelo deputado Vittorio Sgarbi, que reuniu negacionistas da Covid-19, no Senado, nesta segunda-feira (27).
O artista, que antes demonstrava apoiar as políticas de isolamento e chegou a cantar no Duomo de Milão, no domingo de Páscoa, em uma transmissão chamada “Music for Hope”, nos momentos mais críticos da pandemia, agora se colocou contra as medidas do governo da Itália para conter o novo coronavírus e negou a gravidade da doença. “Aceitei esse convite, mas sou distante da política”, declarou Bocelli, durante o evento. “Quando entramos em pleno lockdown eu também procurei ter empatia com aqueles que deviam tomar as decisões delicadas. Depois procurei analisar a realidade e percebi que as coisas não eram assim como estavam contando”, disse o músico, segundo informações do jornal La Repubblica.
A justificativa usada pelo artista é das mais absurdas: “Eu conheço um monte de gente, mas nunca conheci ninguém que foi para a UTI, então, porque essa gravidade? Chegou um momento em que me senti humilhado e ofendido pela privação de liberdade de sair de casa sem ter cometido um crime. E devo confessar publicamente de ter desobedecido a essa proibição que não me parecia justa e saudável”, acrescentou o artista, que fez ainda um apelo para que as crianças voltem à escola. “É preciso reabrir as escolas e recuperar os livros. Espero que todos juntos possamos sair dessa situação terrível”, declarou. Bolsonaro deve mandar comprar todos os cds de Bocelli e tocá-los em alto e bom som para que as emas do Alvorada possam ouvir.