Brasil

Aquífero na Amazônia abasteceria o mundo por 250 anos

Um aquífero chamado Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA), também conhecido em partes como Aquífero Alter do Chão, foi identificado por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e é considerado o maior reservatório de água doce subterrânea do mundo.

O SAGA armazena um volume estimado em mais de 150 quatrilhões de litros de água doce, o suficiente para abastecer a população mundial por aproximadamente 250 anos. Ele é significativamente maior que o conhecido Aquífero Guarani, que possui cerca de 39 mil quilômetros cúbicos de água, e pode conter até quatro vezes mais água.

O aquífero está localizado sob a região amazônica, com cerca de 75% de sua extensão em território brasileiro, abrangendo as bacias do Marajó, Amazonas, Solimões e Acre. A descoberta deste “oceano subterrâneo” de água doce reforça a importância estratégica da Amazônia para a segurança hídrica global, destacando o Brasil no mapa mundial da água.

Embora as unidades geológicas do aquífero sejam conhecidas há mais tempo, estudos recentes confirmaram suas dimensões monumentais, o que tem gerado discussões sobre sua preservação e uso responsável. A descoberta coloca a Amazônia como a maior reserva de água doce do planeta, tanto acima como abaixo da superfície.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *