Bahia

Araci, Riachão do Jacuípe e Biritinga sofrem com temporais

As cidades de Araci, Riachão do Jacuípe e Biritinga, na Bahia, enfrentaram fortes chuvas nesta quarta-feira, 19, com destaque para os alagamentos em Araci. Durante o período da noite, Araci foi atingida por um temporal intenso após um longo período de estiagem. A chuva caiu de forma concentrada em poucas horas, provocando diversos pontos de alagamento.

Fortes chuvas atingiram Araci após longa estiagem. (Foto: redes sociais)

Ainda em Araci, moradores de vários bairros ficaram ilhados dentro de casa, com a água chegando à altura dos joelhos. Casa residenciais e comercias foram invadidos pela água, causando prejuízos materiais. Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos ou desabrigados, segundo a prefeitura.

Em Riachão do Jacuípe houve queda de energia na noite de 19 de novembro. Uma nova frente fria trouxe chuvas intensas para o município e as precipitações provocaram queda de energia em diversas ruas e comunidades do município. Embora não tenham sido registrados alagamentos graves, o temporal causou interrupções nos serviços básicos e preocupação entre os moradores.

Já em Biritinga, as chuvas assustaram pela intensidade, mas sem os mesmos impactos observados em Araci. A previsão do tempo indicava céu nublado e pancadas isoladas, com temperaturas entre 19 °C e 30 °C. Não houve relatos de alagamentos ou danos significativos, mas a população permaneceu em alerta devido à instabilidade climática.

Estas chuvas intensas não são comuns nesse período e os nordestinos já demonstram não entenderem mais o ciclo das chuvas. Parece tudo tão fora do comum que causa espanto. Uns chegam a afirmar que é castigo de Deus e outros dizem que é a nossa relação com a natureza que não está boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *