Bahia e Sergipe com 1.144 mortos por Covid-19

Na Bahia e em Sergipe, números são considerados controlados, mas ainda o fim está distante.

SERGIPE

Continua aumentando o número de mortes, em Sergipe, de vítimas da Covid-19. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, no início da noite desta segunda-feira, 8, já são 9.729 casos registrados. Foram 439 novos casos e 17 novos óbitos. Até já morreram 234 pessoas.

A secretaria de Estado da Saúde de Sergipe informa que o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atender pacientes com diagnóstico do novo coronavírus na rede pública em Sergipe precisará ser ampliado para evitar o colapso do sistema de saúde no prazo de oito dias. É o que indica a projeção epidemiológica divulgada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na manhã desta segunda-feira, 8, no âmbito do projeto EpiSergipe.

O estudo sinaliza para a saturação desses leitos quando o estado atingir 12 mil casos da doença. “A previsão é que esta saturação ocorra a partir do dia 14 de junho. Entretanto, com um planejamento de ampliação gradual entre 50 e 60 leitos de UTI prevista até a metade deste mês, a rede pública deverá apresentar uma taxa de ocupação ao final desse período em torno de 65-70%,” explica o coordenador do laboratório de Patologia Investigativa da UFS, professor Paulo Ricardo Martins Filho.

BAHIA

A Bahia registra 28.715 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 19,09% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 12.406 pessoas recuperadas, 910 óbitos e 15.399 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 341 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (56,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.673,36), Itajuípe (7.173,88), Uruçuca (6.774,21), Urandi (5.823,03) e Salvador (5.650,78).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 45.274 casos descartados e 76.423 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16 horas desta segunda-feira (8).

Na Bahia, 4.129 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta