Belivaldo Chagas conheceu o Pacto + Brasil do Governo Bolsonaro

Luiz Eduardo Ramos cumpre agenda com os governadores Renan Filho, em Alagoas e Belivaldo Chagas, em Sergipe

O governador de Sergipe se reuniu com o ministro Luiz Eduardo Ramos (foto: Segov)

O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, está nessa quinta (29) e sexta-feira (30), no Nordeste, para apresentar o Pacto + Brasil aos governadores e prefeitos de Alagoas e Sergipe. A ação faz parte do plano de governo do Presidente Jair Bolsonaro em destinar mais atenção no desenvolvimento da região Nordeste.

O ministro destaca que o Pacto + Brasil propõe a modernização e aprimoramento do Pacto Federativo. “Um dos pilares do Pacto + Brasil é estabelecer uma agenda prioritária do centro de governo para o desenvolvimento do Nordeste. Precisamos gerar emprego e renda para a população”, explicou Luiz Eduardo Ramos.

O Pacto tem sido desenvolvido pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov). “Nosso programa visa estabelecer um cuidar transformador para os estados brasileiros, que são promotores do desenvolvimento local”, afirma Deborah Arôxa, secretária da SEAF.

O Pacto + Brasil tem como objetivos o fortalecimento das capacidades governamentais dos Estados e a gestão eficiente; a revisão e o aprimoramento de programas e políticas públicas, bem como do arcabouço normativo, como a exemplo da lei dos consórcios públicos, o fortalecimento da agenda fiscal federativa e a desburocratização.

Uma das ações que compõe o Pacto é a Agenda Nordeste, que terá prioridade zero. A Segov, em parceira com a Casa Civil, será responsável por identificar os municípios que farão parte do projeto piloto. A princípio, dois municípios de cada estado deverão ser contemplados com as ações de desenvolvimento do Pacto + Brasil.

Fonte: Secretaria de Governo/Brasil

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta