Benedito Leite – Maranhão

Em mais um episódio de Um Lugar no Sertão, Contraprosa vai hoje ao Maranhão, na divisa com o estado do Piauí, conhecer a cidade de Benedito Leite, localizada na foz do rio Balsas, quando este deságua no Parnaíba. O município de Benedito Leite tem uma enorme área territorial de 1.784,640 km², que abriga uma população de 5.469 pessoas, censo de 2022, o que perfaz uma densidade demográfica de apenas 3,06 hab/km². Benedito Leite faz limites com os municípios de Nova Iorque, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, todas no Maranhão; e Uruçuí, no estado do Piauí. Para este ano de 2025, o IBGE estimou a população de Benedito Leite em 5.599 pessoas. O município fica distante de São Luiz em até 522 km.

A região onde hoje está o município de Benedito Leite começou a ser povoada por iniciativa do senador Benedito Pereira Leite, no início do século 20. Na época foi criada uma coletoria, chefiada por Crispim Antunes Martins, onde hoje está a cidade. A medida visava salvaguardar os interesses do Maranhão. Vários produtos eram escoados através dos rios Parnaíba e Balsas, sem o pagamento de tributos.
Em 1909, com a melhoria da navegação fluvial e abertura de casas comerciais, o major Lucas Evangelista de Souza Coelho construiu a primeira casa de telha, onde montou um estabelecimento comercial e ativou as fontes produtoras da localidade. A chegada de novas famílias que foram se fixando na região trouxe crescimento da produção agrícola. O crescimento foi rápido e a povoação de Foz de Balsas, seu nome inicial, é elevada à categoria de município com a denominação de Benedito Leite, pela lei estadual nº 833, de 20 de março de 1919.

Só que a condição de município não foi efetiva. Na Era Vargas foi baixado um decreto estadual nº 75, de 22 de abril de 1931, onde é extinto o município de Benedito Leite, sendo seu território anexado ao município de Nova Iorque. A condição desagrada os moradores e uma nova luta pela emancipação recomeça. Até que o decreto nº 919, de 30 de setembro de 1935 elevado novamente Benedito Leite à categoria de município, desmembrado de Nova Iorque, constituído de um único distrito sede e reinstalado em 30 de agosto de 1938. O nome Benedito Leite é uma homenagem ao maranhense Benedito Pereira Leite, magistrado, jornalista e político, nascido na cidade de Rosário, em 1857.

A melhor época de visitar a cidade é no mês de julho, quando é comemorado o festejo de Nossa Senhora do Carmo, santa oficial da igreja matriz e padroeira da cidade. O município tem como pontos turísticos a praia Ilha do Amor, e a praia Trinta Aboios, ambas localizadas às margens do rio Parnaíba, frequentadas principalmente entre os meses de julho e setembro.