Bolsonaro dá FNDE ao Centrão

Bolsonaro de rende ao Centrão (foto: Limpinho e Cheiroso)

Não adiantou os ideólogos bolsonaristas e cloroquímicos reclamarem. O bloco de deputados que negociam cargos em troca de votos, denominado Centrão, entrou de corpo e sem alma no governo Bolsonaro. Apesar do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi entregue ao Progressistas (PP) do Mário Negromonte e João Leão. O Jair Bolsonaro determinou que o chefe do MEC entregue o fundo ao centrão. Agora, o PP será responsável por 40% do orçamento do ministério da educação. Quem também já abocanhou uma diretoria foi o PL (PR), de Valdemar Costa Neto. Segundo a jornalista Andrea Sadi, da Globo News, a edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) mostra que o governo já liberou uma diretoria ao PL.

A negociação faz parte da articulação do governo por apoio do bloco partidário ao presidente Jair Bolsonaro. O mandatário brasileiro teme um processo de impeachment no Congresso. Os pedidos somam mais de 30. A ideia do governo é, além de garantir número para impedir o afastamento, lá adiante começar a cooptar prefeitos, principalmente nos locais onde Bolsonaro foi derrotado. O Nordeste está na mira. Para quem não sabe, o FNDE é a fonte de recursos para construção e reforma de escolas, aquisição de equipamentos, aquisição de veículos para o transportes escolar e aquisição de livros, entre outros.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta