Bahia

BYD inaugura fábrica de carros em Camaçari

Nesta 1ª fase a BYD montará 2 carros em sua fábrica de Camaçari-Ba. (foto: divulgação)

A BYD inaugurou nesta terça-feira, 1º de julho, a sua fábrica no município de Camaçari, na Região Metrolitana de Salvador, na Bahia. Essa fábrica é o pontapé inicial para gigante chinesa na fabricação nacional de automóveis elétricos e híbridos no Brasil. Mas ainda não é a fabricação mesmo de carros no Brasil. Nesse primeiro momento a BYD será uma montadora de carros. Os carros chegarão em partes, com peças fabricadas na China e serão apenas montados na fábrica de Camaçari.

Não custa lembrar que a BYD assumiu a fábrica da Ford e, 15 meses depois, inaugurou nesta terça esta que é a sua primeira fábrica no Brasil. A reconstrução foi grande, já que a unidade precisou instalar novas linhas de montagens, mais modernas, para os seus veículos. O plano inicial é produzir nesse sistema cerca de 12,5 mil carros por mês. Os primeiros modelos a serem montados na fábrica de Camaçari são o BYD Dolphin Mini (100% elétrico) e o BYD Song Plus (híbrido).

O Dolphin Mini será um dos carros montados em Camaçari. (foto: BYD)

Mas engana-se quem pensar que ficará apenas nisso. Os planos da BYD são ainda mais audaciosos. A montadora espera a partir do final de 2026, passar a produzir cerca de 300 mil carros elétricos e híbridos por ano. Hoje, um de cada 4 carros elétricos produzidos no mundo é da BYD. Certam ente, a empresa não deseja parar por aí.

O primeiro galpão de produção da fábrica da BYD em Camaçari ocupa 16 mil metros quadrados, com previsão de construção de mais dois galpões. A gigante chinesa espera com isso criar cerca de 20 mil postos de trabalhos na região até o fim de 2026, fabricando além dos carros elétricos e híbridos, ônibus e baterias. Nesse primeiro momento, a fábrica da BYD em Camaçari abrirá novas 508 novas vagas de emprego, que serão ofertadas através do Sine Bahia. Inicialmente, a BYD estimava um investimento de R$ 5,5 bilhões para a instalação de seus negócios no Polo Industrial de Camaçari. Esse investimento, porém, foi ampliado chegando a aproximadamente R$ 6,5 bilhões. A empresa acredita que a demanda de carros elétricos no país pode ser maior do que a projetada inicialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *