Campos Sales – Ceará – Refúgio de Bárbara Alencar

Neste episódio de BR 230 – Transamazônica – de Cabedelo a Lábrea – Contraprosa chega ao último município antes da divisa com o Estado do Piauí: Campos Sales. Chegamos à cidade dia 5 de julho e, depois de filmarmos algumas ruas e fazer imagens aéreas, procuramos um hotel para passarmos a noite. Ficamos no Hotel Milenium, no centro da cidade, com bom atendimento e acomodações satisfatórias, inclusive com garagem. Como a fome já gritava, a dona do Milenium nos indicou a lanchonete e churrascaria Kantão, com a culinária cearense levada a sério. Aprovamos o cardápio. E para quem ainda não sabe, Campos Sales recebeu este nome em homenagem ao Manuel Ferraz de Campos Sales, advogado e político brasileiro nascido em Campinas, em 1841, e falecido em Santos, em 1913. Foi o terceiro presidente do estado de São Paulo, de 1896 a 1897, e o quarto presidente da República, de 1898 e 1902.
O município de Campos Sales tem uma área territorial de 1.082,582 km² e abriga uma população de 25.135 pessoas, segundo o censo de 2022, o que permite uma densidade demográfica de 23,22 hab/km². O município está situado ao lado sul da Chapada do Araripe e a cidade fica a 10kms da divisa com o estado do Piauí. Campos Sales é servido pela Transamazônica e pelas rodovias estaduais CE 187 e CE 371. Os limites do município são com Aiuaba, Antonina do Norte, Potengi, Assaré e Salitre, todos no Ceará; Fronteiras e Pio IX, ambos no estado do Piauí. A distância para Fortaleza é de 525 km e o IBGE estimou sua população para este ano de 2025 em 26.049 pessoas.

A história do município de Campos Sales começa como a de muitos outros, com os bandeirantes, militares e religiosos que chegaram na região e mantiveram contatos com os nativos. Depois que os Cariris foram catequizados ou aldeados, desencadearam notícias de que na região tinha ouro em abundância. Não precisou muito tempo para uma verdadeira corrida aos sertões. Famílias vindas de Portugal sonhavam com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério. Como não aconteceu a abundância esperada, muitos por aqui ficaram e aproveitaram a terra para a agropecuária. Nasce o primeiro núcleo populacional ao redor da fazenda Várzea das Vacas. A região onde está o município pertenceu ao então município de Brejo Seco, hoje Araripe, e o seu povoamento resultou de imensas fazendas de criação de gado, situadas às margens de rios e riachos férteis para a agricultura e pastagem.
Uma destas fazendas foi a Touro, que pertenceu a Bárbara Pereira de Alencar, heroína da Revolução Pernambucana e a primeira republicana e revolucionária a ser presa no Brasil. Desde 1817, a pernambucana Dona Bárbara do Crato, avó do escritor cearense José de Alencar, ficou encarcerada em várias prisões, de Fortaleza à Bahia. Viveu o resto dos seus dias na velha fazenda Touro, temendo a revolução chefiada por Pinto Madeira, em 1831. No ano seguinte, falece na fazenda Alecrim, no município de Fronteiras, no Piauí, e é sepultada na igreja Nossa Senhora do Rosário, no hoje distrito de Itaguá, localizado a 16 kms da cidade de Campos Sales.

Mas a povoação cresceu e uma lei provincial nº 1.777, de 23 de novembro de 1878, criou o distrito de Nova Roma, subordinado ao município de Assaré. Mais de vinte anos depois, o distrito é elevado à categoria de vila, ou seja, município, pela lei estadual nº 530, de 29 de julho de 1899, desmembrado de Assaré, com a nova denominação de Campos Sales e constituído apenas do distrito sede. A instalação ocorreu no mesmo ano, em 27 de outubro de 1899. Hoje, Campos Sales tem seis distritos: Campos Sales, a sede, Quixariú (distrito em 1933), Itaguá (distrito em 1938), Barão de Aquiraz (distrito em 1951), Carmelópolis (também distrito em 1951), e Monte Castelo (distrito em 1989). A cidade atualmente possui oito bairros: Expansão, Alto Alegre, Aparecida, Guarani, Poço, Barragem, Batalhão e Saquinho.

Algumas curiosidades sobre Campos Sales precisam de registro. Em 31 de Janeiro de 1991, por volta das 22 horas, alguns agricultores presenciaram a queda de meteoritos, próximo da povoação de Caldeirão, mais precisamente na localidade de Poço Redondo, cerca de 16 km da sede do Município. Depois de 15 dias após o acontecimento foram recuperados um total de 23,68 kg de rochas extraterrestres ao longo de uma estrada. Hoje, uma pequena quantidade está no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Para quem quiser visitar o município, recomendamos uma visita a Itaguá para conhecer o túmulo de Bárbara Alencar. Na cidade, os principais eventos culturais são as festas da Padroeira Nossa Senhora da Penha, na última semana de agosto, as festividades juninas e o aniversário do município, entre 26 a 29 de julho. Os campos salenses já estão de braços abertos e sorrisos estampados nos rostos esperando a sua visita.