Canto do Buriti – Piauí – nasceu da Árvore da Vida

Em mais um episódio de Um Lugar no Sertão, hoje conheceremos um município do Piauí que tem um nome muito poético: Canto do Buriti. Para entender o nome da cidade, vale dizer que o buriti, de nome científico Mauritia flexuosa, é uma majestosa palmeira, conhecida como “árvore da vida” pelos povos indígenas, encontrada na Amazônia e do Cerrado brasileiro. A presença do buriti é um sinal de que há água por perto. Canto do Buriti tem uma área de 4.325,643 km², que abriga uma população de 19.365 pessoas, segundo o censo de 2022, o que permite uma densidade demográfica de 4,48 hab/km². O município faz limites com Pajeú do Piauí, Brejo do Piauí, Tamboril do Piauí, Guaribas, Cristino Castro, Alvorada do Gurguéia, Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins e Pavussu. A distância até Teresina é de 405 kms. Para este ano de 2025, o IBGE estimou sua população em 19.639 pessoas.
A atual cidade de Canto do Buriti tem a sua Sede onde anteriormente se localizava o povoado Guaribas. Na época do seu povoamento, no centro da mata, teve fácil desenvolvimento, em virtude da valorização do látex da borracha, extraído da planta nativa chamada maniçoba, abundante no lugar. Todo seu crescimento populacional e econômico girava em torno da extração do látex.
Pela lei estadual n 837, de 07 de julho de 1915, Guaribas foi elevado à categoria de município, com a denominação de Canto do Buriti, sendo desmembrado do município do município de São João do Piauí. Seu primeiro superintendente foi nomeado, o coronel Domingos dos Santos Chaves, um dos fundadores do lugar. Logo depois, veio o impacto da queda brusca do preço do látex, prejudicando sua economia. Só continuou ainda firme porque promoveu esforço para desenvolver a agricultura e a pecuária.

Outro baque sofrido por sua população foi o decreto estadual nº 1.279, de 1931, quando o município foi extinto, passando o seu território a pertencer ao município de São João do Piauí. Esta condição dura por 3 anos. Finalmente, após grande luta, foi elevado novamente à categoria de município com a denominação de Canto do Buriti, pelo decreto estadual nº 1.575, de 17 de agosto de 1934, desmembrado de São João do Piauí, com um único distrito sede, instalado devidamente 4 quase 4 anos depois, em 9 de março de 1938.
Canto do Buriti é o mais populoso da sua microrregião, servido pelas rodovias BR 324 e PI 140. Seu PIB da cidade é de cerca de R$ 271,4 milhões, sendo que 41,9% do valor adicionado advém da administração pública, (38,5%) das participações dos serviços, (13,3%) da agropecuária e (6,2%) da indústria. Se PIB per capita é mediano, de R$ 12,7 mil. Quem visitar a cidade no mês de julho, não pode ignorar o Festejo de Nossa Senhora Sant’Ana, com início a partir do dia 17, todos os anos. É celebração da padroeira do município, com novenas, missas, procissões e eventos sociais. Foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, pela Lei Estadual nº 8.344/2024.
