Clima

Chuvas intensas em todo o Nordeste

As chuvas previstas para o Nordeste a partir de hoje devem ser bastante intensas e abrangentes. Segundo meteorologistas, fevereiro de 2026 está sendo marcado por acumulados elevados de precipitação, impulsionados pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN). Esses sistemas favorecem temporais típicos de verão, mas com volumes significativos que atingem tanto capitais quanto áreas do interior.

As áreas mais afetadas são interior do Nordeste, com previsão de chuvas fortes e persistentes, com risco de alagamentos e impactos em estradas rurais. Nas capitais, em cidades como Salvador, Fortaleza e Recife, devem registrar pancadas intensas, ainda que de forma mais isolada. As autoridades do setor pedem atenção para o setor elétrico e de infraestrutura porque há alerta para impactos na geração de energia renovável e necessidade de monitoramento de reservatórios e redes.

As chuvas não serão contínuas, com períodos secos intercalados com episódios concentrados de instabilidade. O padrão é típico do verão nordestino, mas neste ano os sistemas atmosféricos estão potencializando os volumes. A chuvarada deve atingir principalmente o interior do Nordeste, mas também trará episódios fortes nas capitais. O cenário exige atenção para enchentes, alagamentos e impactos em serviços essenciais.

 Fevereiro tem uma frequência boa de chuvas. Serão cerca de 27 dias chuvosos ao longo do mês, ou seja, praticamente todos os dias têm alguma ocorrência de chuva. Os volumes acumulados médios são de 145 mm, caracterizando precipitação intensa. As temperaturas máximas giram em torno de 28–32 °C e mínimas entre 18–19 °C, dentro da média histórica, mas com sensação de abafamento devido à alta umidade.

No nordeste baiano, as chuvas estão mais persistentes, com risco de alagamentos em áreas rurais e estradas vicinais. Ontem (18) foram registrados temporais em várias cidades, com pancadas fortes, mas mais intermitentes, geralmente no fim da tarde e noite. Em todo o sertão baiano, as chuvas serão acima da média para esta época e os impactos podem ser mais severos.

Foto destaque: Climatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *