Condado – Paraíba

Chegamos ao episódio 12 da série BR 230 – Transamazônica – de Cabedelo a Lábrea e hoje conheceremos o jovem município de Condado, no estado da Paraíba, integrante da Região Metropolitana de Patos. Está localizado no sertão paraibano, às margens do açude Engenheiro Arcoverde. Sua área territorial é de 265,473 km², abrigando uma população, censo de 2022, de 6.451 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 24,30 hab/km². O município faz limites com Paulista, Vista Serrana, Malta, Catingueira, Cajazeirinhas, São Bentinho e Pombal. Condado fica distante de João Pessoa por 343 kms e sua população estimada para 2024 foi de 6.624 pessoas.

A história do município começa no início no século XIX, nas fazendas Condado e Pedra D`Água, dos proprietários Francisco Antônio e Padre Amâncio Leite. Com as secas de 1915 e 1932, o governo começa a construção de açudes por todo o Nordeste. A região de Condado teria amplas condições de abrigar um açude e isso ocorre entre os anos de 1931 a 1936. Durante esse processo, os moradores da pequena povoação se transferiram para a parte mais alta, onde hoje se localiza a cidade, e ergueram uma capela em homenagem a São Sebastião, que tornou-se o padroeiro da comunidade.

Mas a formação do povoado não foi pacífica. Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisca Formiga, primeiros moradores do povoado, tiveram que enfrentar fortes pressões de autoridades do distrito de Malta, ao qual Condado pertencia. Mesmo assim, iniciou-se a construção de casas, que eram feitas à noite, porém, sem resultado, pois, no dia seguinte os poderosos da vizinha cidade de Malta mandavam derrubá-las. Apesar dessas pressões, o pequeno povoado aos poucos foi se desenvolvendo, motivando seus moradores a pensarem na sua emancipação política, tendo como líder o fazendeiro Dr. Ageu de Castro. Acredita-se que o nome tenha surgido em homenagem a Francisco Antônio, dono da Fazenda Condado, na qual surgiram as primeiras casas da região.

Condado só virou distrito dez anos após Malta virar cidade. Pela lei estadual nº 2.599, de 29 de novembro de 1960, é criado o distrito com a denominação de Condado, , subordinado ao município de Malta. Apenas um anos depois, Condado é elevado à categoria de município, pela lei estadual nº 2.627, de 18 de dezembro de 1961, desmembrado de Malta, constituído de um único distrito sede. O município foi devidamente instalado em 27 de dezembro de 1961.

É claro que a BR 230 é fundamental para que Condado se desenvolva, mas foi a construção do açude, hoje denominado Açude Engenheiro Arcoverde, realizado pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, atualmente conhecida como DNOCS, que fez a cidade nascer e se desenvolver. Ainda se trata de um município pequeno, mas é bem organizado e divertido. Quem for visitar a cidade, deve prestar atenção nas melhores datas, onde há eventos e festas: 20 de janeiro – Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade; 24 de junho – Dia de São João; 18 de dezembro – Dia da Emancipação Política. E ainda a cidade festeja o Carnaval e o São Pedro. Visite Condado e desfrute um pouco da hospitalidade do seu povo.