Covid-19 chega a Heliópolis

Pouco mais de três meses foram suficientes para que a Covid-19 rompesse a barreira sanitária e chegasse a Heliópolis. Até este sábado (20), era o único município do Semiárido Nordeste II da Bahia que não tinha casos da doença. Mesmo com o trabalho incessante dos profissionais da Secretaria de Saúde, o novo coronavírus deixará sua marca por aqui. Hoje, o prefeito de Heliópolis, Ildefonso Andrade Fonseca – o Ildinho, e o secretário municipal de saúde, Ebimael Carvalho, anunciaram nas redes sociais a notícia que nenhum morador do município queria ouvir. O prefeito chegou a dizer que espera que fique por aí, que não mais ocorra nenhum caso, mas isso depende muito do comportamento correto da população.

Para provar que a comunidade estava protegida, e que o trabalho dos profissionais da saúde do município é nota dez, o rapaz de 23 anos que contraiu a Covid-19 trabalha em Poço Verde-SE, mas é morador na cidade de Heliópolis, no bairro da Mangabeira. Os casos em Poço Verde já há muito tempo são transmitidos comunitariamente e o risco é sempre maior. Foi lá que o nosso primeiro paciente de Covid-19 pegou a doença, mas já está isolado e a secretaria de saúde de Heliópolis já tomou todas as providências para que não haja mais contaminação. O prefeito Ildinho reitera o pedido aos moradores do município para o uso de máscara e só sair de casa se for absolutamente necessário. Veja o anúncio em vídeo:

 

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta