Covid-19: números das prefeituras não batem com os oficiais da Sesab

Os 4 casos de Heliópolis ainda não foram oficializados pela Sesab. (Imagem: Ildinho Oficial)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2131 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,9%), 41 óbitos (+2,6%) e 1.999 curados (+6,8%). Dos 56.422 casos confirmados desde o início da pandemia, 31.192 já são considerados curados, 23.588 encontram-se ativos e 1.642 tiveram óbito confirmado.

As confirmações ocorreram em 369 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (49,88%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ipiaú (1.323,22), Gandu (1.311,61), Itajuípe (1.171,25), Uruçuca (1.145,28) e São José da Vitória (1.042,96).

O boletim epidemiológico contabiliza 56.422 casos confirmados, 152.795 casos descartados e 73.512 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (26). Cabe ressaltar que o município de Conceição do Jacuípe enviou um ofício a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia comunicando que errou no preenchimento dos dados no sistema de notificação e lançou casos negativos como sendo positivos. Em virtude deste comunicado, no qual o município reconhece a falha no preenchimento, 53 casos serão excluídos. 

Prefeituras divulgam números e a oficialização na Sesab está demorando. (foto: Bahia Notícias)

Abaixo segue o link para acesso a todos os registros oficiais divulgados pela Sesab. Chamamos atenção de que há uma grande distância entre os números divulgados pelas prefeituras e os da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. A demora coloca em dúvida a eficiência da difusão dos números. Heliópolis, por exemplo, já apresenta 4 casos e o nome do município nem aparece na relação. Fátima está com 11 casos, mas somente 2 aparecem como oficiais. Estes casos que ainda não foram listados estão na chamada fila de investigação, para confirmação final.  

O quarto caso de Heliópolis é de um homem que veio de Minas Gerais há 12 dias e estava em quarentena. O teste dele foi feito ontem (26) e deu positivo. O paciente está bem e não há necessidade de hospitalização. Para acessar o número de casos OFICIAIS nos 369 município da Bahia, dê um clique A Q U I.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta