Cícero Dantas

Desastre administrativo e insatisfação popular

Cena comum vista nas ruas de Cícero Dantas. (Foto: Reprodução)

Quando uma administração pública é constantemente questionada, mas não muda, isso costuma indicar um bloqueio institucional ou político. Em situações assim, há alguns caminhos possíveis que podem ajudar a comunidade, sempre dentro da legalidade, a melhorar as condições da prestação dos serviços públicos. Uma delas é fortalecer a pressão social, com protestos, movimentos organizados e manifestações pacíficas que podem manter o tema em evidência e impedir que a insatisfação seja ignorada.

Amanda, moradora da Rua dos Missionários, lidera o protesto. (Foto; Reprodução/Sertão em Pauta)

Parece que os moradores do município de Cícero Dantas optaram por esse caminho. Hoje, mais uma manifestação aconteceu na cidade. Desta vez, são os moradores da Rua dos Missionários, a popular Rua da Xibia. Moradores colocaram pneus, interditaram a via e tocaram fogo. São vários os motivos da revolta da população, desde a capinagem de espaços até a correção de danos provocados pelas chuvas.

As moradoras Amanda e Rita deram depoimentos ao portal Sertão em Pauta e disseram que estarão na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (17) exigindo da administração municipal ação definitiva para resolver os problemas. Não querem mais promessas porque sabem o que passam os moradores quando as chuvas chegam.

Rita, uma das líderes da manifestação, diz querer ação dos administradores. (Foto: Reprodução/Sertão em Pauta)

Quem passa pela cidade, inevitavelmente, pensa que não há administração pública. São buracos antigos ou mais recentes, provocados pelas chuvas. A cidade está como um corpo ferido sem cuidados. A única coisa que foi efetiva nas manifestações da rua dos Missionários foi a chegada de um carro-pipa para tentar apagar o fogo. Os manifestantes não permitiram. Amanda, uma das líderes do movimento, disse que alegaram o incômodo da fumaça, mas o mau cheiro dos esgotos nunca incomodou as autoridades. Curioso é que, apesar da situação, moradores da própria rua dizem que o movimento é politicagem, mesmo com os fatos diante dos olhos.

Cícero Dantas vem sofrendo com sucessivas administrações desastrosas, fruto da extrema polarização. As paixões políticas cegam pessoas e impedem a alternância de poder. A mudança mais efetiva vem pelo voto, escolhendo representantes que tragam novas práticas. Não basta mudar o nome do prefeito. Quando a administração não muda por vontade própria, a sociedade precisa se organizar para que a mudança venha por meio de instituições, pressão legítima e participação política.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *