É hora de conferir o resultado do ENEM 2019

Resultados já estão disponíveis no portal do INEP (imagem: EBC)

Os participantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 têm acesso às suas notas a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro. Os resultados individuais podem ser usados para conseguir uma vaga nas faculdades e universidades de todo o país. As informações de programas que permitem o ingresso na educação superior também podem ser consultadas no portal do Ministério da Educação.

As notas ficam disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Enem. O acesso exige o login com CPF e senha. Para quem esqueceu da senha, o sistema permite recuperá-la. A senha cadastrada será enviada para o e-mail do participante. Quem não tem mais acesso ao e-mail registrado durante a inscrição poderá trocar o endereço eletrônico e receber a senha no novo e-mail. Veja o passo a passo no link no fim desta notícia.

O participante terá acesso à nota da redação (que varia de zero a 1000) e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2019, o boletim individual será publicado em março de 2020.

Os três principais programas do Ministério da Educação (MEC) para ingresso no ensino superior já estão com os cronogramas definidos. Fique atento e mantenha sua senha do Enem, porque ela será necessária nestes programas.

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. As inscrições começam na terça-feira, 21 de janeiro, e terminam no dia 24, sexta-feira. É preciso ter tirado nota maior que zero na redação para se inscrever no Sisu, por meio do número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada. A lista de instituições está na página do Sisu.

ProUni – As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) estarão abertas entre 28 e 31 de janeiro. Ele permite a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas. Podem se inscrever no ProUni brasileiros participantes do Enem 2019 que não têm diploma de curso superior. Para realizar a inscrição, o estudante deverá acessar o site do ProUni, informar seu número de inscrição no Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na Página do Participante.

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem vários modelos para quem precisa financiar os estudos em instituições não gratuitas. Há diferentes modalidades de concessão, com juros zero para quem mais precisa e uma escala conforme a renda familiar do participante. O período de inscrições será entre 5 e 12 de fevereiro.

Enem Portugal – A pontuação do Enem também pode ser usada nos processos seletivos de instituições de educação superior estrangeiras. O Inep tem acordo interinstitucional com 47 universidades portuguesas, o que garante acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem contribui para o acesso à educação superior. Além disso, os resultados no exame também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta