Equipe da SEC visita CEJDS e inicia implantação de curso técnico

Diretor, Assessor e Técnico da SUPROT iniciam implantação de curso técnico no CEJDS (Foto: Jande)

O Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS, recebeu na manhã desta quinta-feira (07) uma equipe da Superintendência de Educação Profissional e Tecnologia – SUPROT, da Secretaria Estadual de Educação – SEC, para análise técnica de implantação de um curso técnico de ensino médio na unidade escolar. A visita foi acertada quando o secretário de educação da Bahia,  prof. Jerônimo Rodrigues, representando o governador Rui Costa, esteve em Heliópolis para inauguração de várias obras do ex-prefeito Ildefonso Andrade Fonseca e visitou o CEJDS, em 28 de dezembro do ano passado.

Sobre a implantação dos cursos técnicos no colégio do estado, a direção já vinha tentando consolidar a ideia desde 2018. Em 2019, até conseguiu a implantação de um curso de informática, mas a SEC não conseguiu contratação de professores. Agora, o pedido foi feito diretamente ao secretário pelo prefeito de Heliópolis, José Mendonça Dantas. Para firmar a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, o município vai doar uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, que está localizada ao lado da escola. Agora poderão ser realizadas a construção do auditório, do campo soçaite, da perfuração de um poço artesiano e da ampliação das salas de aula, sobrando área para realização de atividades relacionadas a cursos técnicos.

O diretor Gilberto Jacó, o vice-diretor Landisvalth Lima e a diretora do NTE 17, professora Sideilda Oliveira, acompanharam Wendel Machado (Diretor), Caio Bandeira (Assessor da Superintendência) e Valdemar Rodrigues (Técnico) na visita às instalações do CEJDS. Depois fizeram uma reunião para organizar um cronograma de ação em torno da implantação de um curso, que será o de Técnico em Agroindústria, com início previsto para o primeiro semestre letivo presencial de 2021.

A escola pretende implantar o curso no turno noturno, na modalidade PROEJA, com prática em períodos diurnos alternativos. Técnico em Agroindústria será modular, do eixo de produção de alimentos, com 2.400 horas, sendo 1.200 para as disciplinas da base comum, 1.060 horas para as disciplinas profissionalizantes e 140 horas para o TCC e estágio. A implantação do curso é inédita na região. Os municípios mais próximos com este mesmo currículo são Santa Bárbara e Inhambupe. Quando as matrículas forem anunciadas, o CEJDS pretende ofertar vagas para 2 turmas de 35 alunos. Para garantir matrícula, basta que o aluno tenha cursado, no mínimo, o fundamental completo. A reunião contou também com a participação do professor Adilson Nobre, representando o secretário municipal de educação, do vereador Giomar Evangelista, além de funcionários e professores da instituição.  

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta