Corrupção

Félix Mendonça é alvo da Polícia Federal

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) é investigado pela Polícia Federal na Operação Overclean, acusado de envolvimento em esquema de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro e o mesmo foi alvo da Polícia Federal nesta manhã, em operação que investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, na Bahia e no Distrito Federal. O gabinete de Mendonça Jr na Câmara não é alvo. Os agentes foram a endereços vinculados ao parlamentar, como sua residência em Brasília e Salvador, e a outros alvos. A nona fase da Operação Overclean da PF conta com o apoio da CGU (Controladoria Geral da União) e da Receita Federal

As principais acusações contra Félix Mendonça Júnior são desvio de recursos públicos, suspeita de direcionar R$ 4 milhões em emendas parlamentares para prefeituras envolvidas em fraudes de licitação; corrupção ativa e passiva, o deputado teria recebido propina em troca da liberação de emendas; lavagem de dinheiro, com investigações apontando movimentações financeiras suspeitas e ocultação de valores. Além disso, organização criminosa, considerado um dos principais alvos da operação, acusado de participar ativamente do esquema; fraude em licitações e contratos administrativos, com prefeituras beneficiadas pelas emendas manipulando processos licitatórios; e, finalmente, houve o bloqueio judicial de valores, com o Supremo Tribunal Federal determinando o bloqueio de cerca de R$ 24–25 milhões em contas ligadas ao deputado e outros investigados.

Vale salientar que as investigações ainda estão em andamento; não há condenação definitiva. O deputado nega envolvimento e afirma que prestará esclarecimentos. O caso é acompanhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que envolve parlamentar com foro privilegiado. O inquérito apura diversos crimes. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. A Operação Overclean investiga outros deputados. Por ora, além de Félix Mendonça, a PF já pediu diligências sobre os deputados Elmar Nascimento (União-BA), Dal Barreto (União-BA) e Vicentinho Junior (PP-TO).  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *