Festa do Sagrado Coração de Jesus vai até dia 28

Paróquia de Heliópolis promove a Festa do Padroeiro até 28 de junho (foto: Diocese de Alagoinhas)

A Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Heliópolis, teve início nesta quarta-feira (19) e seguirá até a décima noite, em 28 de junho. Ao todo serão 9 noites e um dia festivo. No primeiro dia, os responsáveis pela noite serão a Pastoral da Criança e Família de Nazaré. Rua do Açude, Praça Isabel Ribeiro e a Rua Ulisses Guimarães, ao lado das comunidades de Angico, Vaca Brava, Queimada Grande, Pindorama, Tanque Novo, Jurubeba, Riacho, Itapororoca, Gruê, Arrozal, Barreira do Tubarão e Bendó terão participação direta no evento. A animação ficará a cargo de Raízes do Sol e a missa será celebrada pelo Padre Márcio, da cidade de Teodoro Sampaio.

Na noite de Corpus Christi (20), os responsáveis serão os Ministros Extraordinários da Eucaristia e a Pastoral dos Coroinhas, com participação das ruas Mangabeira, Isaías Ribeiro, Salustiano Leitão Guerra, Emiliano Vicente, José Serafim e Praça XV de Novembro. Participarão ainda as comunidades de Pau Ferro, Farmácia, Tijuco, Sapé, Viuveira, Barreira Grande, e Santíssima Trindade (de Cícero Dantas). A animação será de Nossa Senhora de Fátima, com missa celebrada pelo Padre Gilberto, de Olindina.

Na 3ª noite (Sexta-feira, 21) os responsáveis serão a Pastoral do Terço dos Homens, com a participação das ruas Catarino José dos Santos, João de Souza Sobrinho, Geminiano Cardoso e travessa Catarino José dos Santos. Participação das comunidades Povoado Cajazeira, João Grande, Cumbanzê, Pindobal, Riachinho, Tanquinho e Sacatinga. Animação ficará dos Homens do Terço de Adustina, com missa celebrada pelo Padre Marcos Ferreira, de Alagoinhas.

No sábado (22), 4ª noite, Juventude, Crismando e Grupos e Movimentos de Jovens serão os responsáveis. As ruas participantes: Cemitério, Travessa do Cemitério e José Antônio do Rosário. As comunidades participantes serão Jiboia, Tamarindo, Marmelada e Araticum. Os colaboradores da noite serão estudantes, professores, diretores, coordenadores e secretários escolares, com a participação das escolas Waldir Pires, José Dantas de Souza, Jorge Amado, Getúlio Vargas, Dom Pedro I e Marcelino Borges. A animação será da Elite do Rei e a missa será celebrada pelo Padre Marcílio, de Glória.

Todos os movimentos pastorais ficaram responsáveis por organizar a 5ª noite (Domingo, 23), com a participação das ruas Francisca Alves, Poço Verde, Luiz Gonzaga e as 1ª e 2ª travessas Poço Verde. Estarão presentes as comunidades de Massaranduba, Galinha Morta, Lagoa Vermelha, Lagoa Grande e Limão. Os colaboradores serão as autoridades, funcionários públicos, sindicatos dos servidores, comerciantes, motoristas, policiais civis e militares e os conselheiros tutelares. Sacro Corde ficará a cargo da animação e a missa será do Padre José Raimundo, da Catedral de Paulo Afonso.

Os Missionários Leigos Franciscanos, o Pequeno Projeto das Irmãs de São José e a Pastoral do Batismo organizarão a 6ª noite (segunda-feira, 24), com a Rua dos Poetas, a Régis Pacheco, José Rodrigues e Travessa Régis Pacheco. Tamburil, Serra dos Correias, Camboatá, Queimada do Miguel, Calumbi, Tanque Cercado e Valérias serão as comunidades presentes. Colaborarão o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os aposentados e o CRAS. A animação será de Alcides e a celebração será do Padre Gildário, de Itamira.

Na 7ª noite (Terça-feira, 25), a responsável será a Pastoral da Catequese, com as ruas Padre Mendonça, Balbino Torres e Helvécio Pereira Santana. Os colaboradores serão os Catequistas da Matriz, comunidades em geral, Catequizandos, Escola Jardim Senhora Santana, Escola Passo a Passo, Creche Luzia Bastos, Creche Maria Lícia Andrade, e as escolas Castro Alves, Ruy Barbosa, Galdino Barbosa e Waldir Pires, com animação de Louvor e Adoração e celebração do Padre Jaudenir, da cidade de Cipó.

Na antepenúltima noite, a 8ª (Quarta-feira, 26), a organização ficará a cargo da Pastoral do Dízimo, com as ruas José Umburana, Geminiano Cardoso, Herculano Barbosa, Avenida Sete de Setembro e Praça José Dantas. Os colaboradores serão os Dizimistas da Matriz e comunidades em geral. A animação será de Roberval, com missa de Padre José Ilson, de Nova Soure. Na penúltima noite, a 9ª (Quinta-feira, 27), o responsável será o Apostolado da Oração, com as ruas João Mendes, Leopoldo Pereira e as travessas XV de Novembro e Ananias Barbosa. A colaboração ficará a cargo de todas as comunidades, com animação de Luz e Vida e celebração do Padre João Marcos, da cidade de Aporá.

O dia festivo será 28 de junho, véspera de São Pedro. Começa com Alvorada às 5:00 da manhã. O Padre Ederaldo, Vigário Geral, celebrará missa com animação de Adla e Eugênio. Pela tarde, às 16:30, haverá procissão pelas principais ruas da cidade, guiada pela imagem do Sagrado Coração de Jesus. Acompanharão o Apostolado da Oração e todos os padroeiros das demais comunidades. No encerramento teremos a Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento. Ao longo da programação haverá rifas, barracas e um bingo, no encerramento, para pagar as despesas dos festejos.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta