Frente fria leva chuva a Sergipe e Nordeste da Bahia

No semiárido, o volume de chuva deve chegar aos 20 mm por dia

Frente avança de Sergipe para o Nordeste da Bahia (foto: Climatempo)

Uma frente fria em alto mar favorece a intensificação de ventos e a formação de muitas nuvens carregadas que chegam em toda costa de Sergipe, nesta quinta-feira até este fim de semana. No litoral e nas regiões Sul e Centro Sul do estado, em municípios como Poço Verde, Simão Dias e Lagarto, o tempo é de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, com possibilidades de raios na capital, chuvas frequentes, volumosas e a temperatura mínima pode chegar aos 21 graus.

As chuvas devem se estender até o próximo fim de semana em todo o estado de Sergipe e atingir o Nordeste da Bahia, incluindo municípios como Itapicuru, Heliópolis e Paripiranga. Segundo o meteorologista da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Serhma, Overland Amaral, a frente fria que chegou na costa sergipana se encaminha para atingir todo estado e parte considerável da Bahia.  

“Ontem a chuva se estendeu para a região Sul e hoje, quinta-feira (06), se desloca para a Centro Sul, onde deve ocorrer o maior volume. Por dia, a média deve chegar aos 50 mm. No Litoral Norte, a frente fria chegou com ventos de até 50 km/h, principalmente no município de Pirambu, o que provocou elevação de ondas, com risco de derrubada de árvores por causa dos ventos intensos”, explica o meteorologista.

A frente fria permanece até o fim de semana e vai se distribuindo para o interior, na grande Aracaju, região Agreste e chega até o Sertão de Sergipe e Nordeste da Bahia. No semiárido deve chover de 10 a 20 mm por dia, o que é considerado um volume grande de chuva para a região.

O meteorologista alerta ainda que na capital e em todo o litoral Norte deve continuar chovendo em torno de 20 a 50 mm por dia nesse período. “Com ventos fortes e muita chuva há possibilidade de queda de árvores, destelhamento de casas e alagamento em áreas de difícil drenagem ou em ruas e avenidas com canais. É preciso apenas atenção de quem mora nessas áreas em períodos de chuvas intensas”, informa

A Marinha, através da Capitania dos Portos, também emitiu um aviso de ressaca no mar, com previsão de ondas de até 2,5 metros.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta