Governo da Bahia quer empréstimo de 150 milhões do BID

Proposta de empréstimo já tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (foto: Alba)

O Governo da Bahia enviou proposta de lei PARA A Assembleia Legislativa da Bahia – Alba –  de número 23.422/2019, pedindo autorização para contratar operação de crédito externo até o valor equivalente a 40 milhões de dólares americanos. O texto prevê o empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A proposta é polêmica, mas o governador Rui Costa tem pressa, tanto que há uma tentativa de aprovação da urgência urgentíssima. A oposição, claro, não aceitou e partiu para a obstrução.

De acordo com o projeto, os recursos serão destinados ao financiamento do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado da Bahia (Profisco II/BA). “As garantias e contra garantias a serem oferecidas para o cumprimento do disposto nesta lei serão constituídas, durante o prazo de vigência do contrato, de parcelas necessárias e suficientes, das cotas de repartição constitucional das receitas tributárias de que o Estado é titular”, explica a matéria de forma muito vaga. O valor chega aos 150 milhões de reais.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta