Guerra na Ucrânia: 4 russos morrem para cada 1 ucraniano
A invasão da Ucrânia pela Rússia começou oficialmente em 24 de fevereiro de 2022. O conflito completa 4 anos neste 24 de fevereiro de 2026. O marco de quatro anos reforça como o conflito se prolongou bem além das expectativas iniciais, com impactos profundos na geopolítica, economia e segurança global.
Os números de mortos e baixas na Guerra da Ucrânia são muito difíceis de confirmar com precisão, porque tanto a Rússia quanto a Ucrânia evitam divulgar estatísticas oficiais completas. O que temos são estimativas de organizações independentes e relatórios internacionais:
Baixas militares
- Rússia: cerca de 1 milhão de baixas militares (mortos e feridos), dos quais aproximadamente 250 mil mortos.
- Ucrânia: cerca de 400 mil baixas militares, com estimativas de 60 mil mortos.
Outros relatórios falam em números ainda maiores, chegando a 2 milhões de baixas combinadas (mortos, feridos e desaparecidos), mas sempre com grande margem de incerteza.
Com os russos atacando alvos não militares, as baixas civis são estimadas pela ONU em 15 mil mortos até o início de 2026, quase todos ucranianos.
No campo de batalha, embora as proporções de mortos estejam em 4 russos para 1 ucraniano, neste início de ano, alguns especialistas falam na proporção de 25 russos para cada ucraniano, principalmente após a intensificação de ataques russos. Ainda não há como confirmar estes números de 2026, mas os dados conhecidos sugerem que a Rússia sofreu mais baixas que a Ucrânia.
