Impeachment do governador do Rio é aceito por quase unanimidade na Alerj

Wilson Witzel tem contra si um pedido e impeachment aprovado pela Alerj por quase unanimidade (foto: Diário do Rio)

A Alerj – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, aceitou o pedido de impeachment contra o governador daquele estado, Wilson Witzel. O presidente da Alerj poderia monocraticamente decidir, mas preferiu levar ao Plenário, que aptou pela continuidade do processo, por quase unanimidade. O pedido de impedimento aceito hoje se baseia em parte na Operação Placebo, deflagrada em 26 de maio, assinado pelos deputados estaduais Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB. O texto denuncia Witzel por crime de responsabilidade por indícios de sua participação na compra de respiradores mecânicos superfaturados. Para os deputados, o crime do governador poderia ser considerado hediondo.

 

Na tarde desta quarta-feira, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) fez uma consulta com os deputados com direito a uma votação simbólica. Os deputados não votaram’ um pedido específico. A escolha de qual pedido acolher cabe ao presidente. Só o deputado Rosemberg Reis (MDB) não votou, entre os 70 estaduais. Curiosamente, o pedido de impeachment contém cópia do despacho judicial da Operação Placebo obtida pelo portal O Antagonista. Surpresa foi o pedido ser aceito por todos os deputados. Será que o Legislativo do Rio de Janeiro resolveu iniciar o processo de limpeza geral e irrestrita da corrupção no estado? Vamos aguardar. 

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta