Ribeira do Amparo

Início das aulas adiado

Informação foi divulgada pela prefeitura da cidade de Ribeira do Amparo, neste sábado (21). Ruas do município chegaram a ficar alagadas devido às fortes chuvas que atingem a região desde sexta-feira (20).

O início das aulas na rede municipal de Ribeira do Amparo, localizada a 270 km de Salvador, foi adiado devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a última sexta-feira (20). A informação foi divulgada pela prefeita Tetti Brito neste sábado (21), dia em que foram registrados 45 mm de chuva. De acordo com a gestora municipal, as aulas estavam previstas para retornar nesta segunda-feira (23), mas, por segurança, o início só acontecerá no dia 2 de março.

“A decisão considera a necessidade de garantir segurança a estudantes, professores e servidores, além de permitir a avaliação das condições estruturais das unidades escolares e das vias de acesso”, explicou a prefeita. Neste final de semana, foram registradas no município chuvas num volume superior a 100 mm. Vídeos feitos por moradores mostram que ruas ficaram alagadas e uma plantação de melão chegou a ficar submersa.

Devido às condições climáticas, o município decretou estado de emergência a partir deste domingo (22), porque o prazo para a inserção da determinação no Diário Oficial deste sábado já havia passado. O processo é realizado por uma empresa terceirizada. O objetivo da medida é garantir maior agilidade administrativa e ampliar a capacidade de atuação diante dos transtornos causados pela chuva. Equipes da Defesa Civil da cidade estão realizando o monitoramento das regiões mais impactadas e atuando para atender às ocorrências.

Apesar das fortes chuvas, ainda não há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas em Ribeira do Amparo. Entretanto, ruas de terra apresentaram erosão devido às enxurradas. Em alguns locais, buracos foram formados, expondo tubulações. Além de Ribeira do Amparo, as fortes chuvas atingiram as cidades de Cipó, Araci, Serrinha, todas na Bahia, e Poço Verde e Lagarto, em Sergipe. As chuvas devem continuar por mais alguns dias e não está descartada a possibilidade de mais erosões e alagamentos.

Moradores de 95 municípios de regiões em risco potencial de fortes chuvas receberam uma mensagem de alerta da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), ainda na sexta-feira (20). O alerta alcançou mais de 600 mil baianos e levou orientações para a população que vive nos municípios afetados. Além disso, a mensagem traz o telefone do Corpo de Bombeiros (193) para casos de emergência. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as regiões oeste, Chapada Diamantina, centro-sul e norte do Vale São Francisco podem registrar chuva de até 100 mm/dia.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *