Jovens discutem políticas públicas em Heliópolis

Jovens de Heliópolis promovem encontro e marcam protagonismo político (foto: Landisvalth Lima)

No último domingo (09), cerca de 150 jovens de todas as regiões do município de Heliópolis se reuniram para debater políticas públicas. O fato aconteceu na Mansão do Cosme e teve como objetivo despertar na juventude o senso de participação ativa na transformação da sociedade. A coordenação do movimento ficou a cargo de Fabiano Gama, que recebeu ajuda significativa de várias pessoas. O evento teve início às 8 horas da manhã, com o debate dividido por eixos temáticos. Esporte ficou sob a coordenação de Ferreira, Paulo Anderson e Roque; Educação ficou com Diego, Alício, Kelton e Vinícius Andrade; Cultura e Lazer com Vítor Marrocos, John Kennedy e Vitória Oliveira; Segurança Pública com Fabiano Gama, Emídio e Peterson; Ação Social com Clóvis Júnior, Rafael, Ismael, Clériston e Charles; Geração de Renda com Taíse, Paulo Everton, Eraldo Vinícius, Suiane e Vanessa Gama; por fim, a Agricultura ficou a cargo de Van da Barreira, Luiz e Artur.

Jéfferson Santos marcou presença cantando músicas de sucesso (foto: Landisvalth Lima)

A ideia é continuar a reunir os jovens, debater as ideias e chamá-los para uma participação mais protagonista no processo de construção do futuro do município. Apesar de ser política, o encontro não é partidário. O movimento não excluirá ninguém, segundo Fabiano Gama, e no futuro construirá um documento com todas as ideias debatidas, como contribuição para a melhoria da cidade. Outros encontros serão organizados nos povoados e zona rural para aglutinar novas ideias. A juventude precisa ser proativa e participar mais do processo político, mesmo que cada um tome rumo a partido A ou B. É necessário foco no futuro. Uma cidade não se constrói só com um lado ou com uma única ideia. Daí a importância deste primeiro encontro na Mansão do Cosme.

Mas não ficaram apenas no debate puro. Durante o dia houve diversas atividades. Logo após o fim das mesas de discussões, o cantor Jéfferson Santos apresentou seu show musical bem ao estilo arrocha. Em seguida foi a vez da banda Contraprosa fazer sua estreia em público. O grupo, liderado pelo músico Klécio Silva, vem da proposta de revelar novos talentos para a música. Por fim, Alaelsom do Acordeom também deu sua contribuição musical, estendendo o encontro até as 19 horas. Durante todo o evento, estava colocada uma caixa de sugestões para que os mais tímidos depositassem suas ideias. Foi, portanto, um dia marcante. Dia da união da força juvenil como contribuição para construção de uma sociedade melhor. Heliópolis vai ganhar muito se essa ideia continuar.  

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta