Lula sai da cadeia!

A defesa de Lula só aguardava a decisão do STF para pedir a soltura. (foto: Veja/Abril)

Ainda sem ter o acordão publicado, o magistrado Danilo Pereira Jr, da 12ª Vara Federal de Curitiba, atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente, feito com base no novo entendimento do STF sobre prisões em 2ª instância, e determinou na tarde desta sexta-feira (8) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixe a prisão, o que aconteceu há pouco.

A defesa do ex-presidente entrou com o pedido na Justiça nesta sexta. Lula está preso na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba há 580 dias, desde abril do ano passado. O pedido, protocolado na 12ª Vara Federal de Curitiba, se baseia na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) contra a prisão em 2ª instância. É bom entender que ainda não é oficial a decisão do STF, o que normalmente demora cerca de 2 meses.

Cristiano Zanin, advogado de Lula, afirmou mais cedo que esperava rapidez na análise do pedido. Ocorre que a divulgação da soltura de Lula está sendo vista como, finalmente, uma aceitação da verdade de que o ex-presidente é inocente. A soltura não anula o processo. Lula continua condenado e, quando for confirmado no STF, se acontecer, ele ainda terá que cumprir sentença no semiaberto. Lula também está com seus direitos políticos cassados.  

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta