Política

Lula X Ciro? Será?

Em reportagem de Cássio Moreira, publicado no jornal A Tarde, matéria dá conta de que Jair Bolsonaro, que está preso em regime domiciliar e foi condenado por trama golpista, deu autorização ao PL para fechar acordo e apoiar Ciro Gomes contra a nova reeleição de Lula.

Com um discurso crítico ao PT, mas sem as pregações loucas da suposta direita bolsonarista, Ciro Gomes se filiou ao PSDB e parece estar disposto e enfrentar mais uma candidatura, agora com apoio dos conservadores. Talvez fosse o que faltava para a polarização com Lula se consolidar.

Ciro Gomes tem sido cotado para ser candidato ao governo do Ceará no próximo ano, mas pode ser apenas um bode na sala para chamar atenção. O tucano já tem no Ceará o aval para compor uma chapa majoritária com o PL, movimento confirmado pelo deputado federal bolsonarista André Fernandes.

O deputado afirmou que tudo que ele fez teve o aval de Jair Bolsonaro. “Ele poderia até ter outras ideias, mas ele nos ouviu, nos atendeu e mandou tocar. Ficou bem definido com todos os mandatários do PL que estão aqui. Quando o Bolsonaro esteve aqui em Fortaleza, ele disse a todos que me dava essa responsabilidade de tocar esse projeto aqui no estado“, disse André Fernandes.

Próximo de formar uma aliança com Bolsonaro para enfrentar o governador Elmano de Freitas (PT), pré-candidato à reeleição no Ceará, Ciro Gomes já fez duros ataques a Jair Bolsonaro. Em 2022, pouco antes da disputa presidencial, Ciro chegou a chamar Bolsonaro de “estúpido” e “negacionista” em uma publicação nas redes sociais.

Negação como presidente, negacionista por vocação e estúpido por natureza, Bolsonaro mandou cancelar 25 decretos de pesar assinados por seus antecessores […] Para Bolsonaro, aqueles facínoras são mitos e heróis“, disparou Ciro na época, criticando uma decisão do então presidente.

Estas críticas podem até cacifar Ciro Gomes ao ter o apoio do PL. Uma candidatura com um discurso coerente, salvaria o PL de uma catástrofe eleitoral, já que a suposta ajuda dos Estados Unidos caiu por terra. A maior bancada da Câmara dos Deputados pode minguar na próxima eleição e uma candidatura presidenciável com reais chances salvaria a chapa. De qualquer forma, é fato que Ciro Gomes, com apoio da direita, é o adversário que o PT não gostaria de ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *