Milagres

Neste mais novo episódio de Um Lugar no Sertão, conheceremos uma cidade marcada pela sua relação com as montanhas. Trata-se de Milagres, que se situa às margens da BR 116 e ainda é entrecortada pela BA 046, que liga o município aos vizinhos Iaçu e Amargosa. Milagres faz limites com Itatim, Santa Teresinha, Elísio Medrado, Amargosa, Brejões, Nova Itarana e Iaçu. Sua população, pelo censo de 2022, chegou a 11.071 pessoas, totalizando uma área territorial de 420,357 Km2, que perfaz uma densidade demográfica de 26,34 hab./Km2. Milagres está localizada a 242 km de Salvador.
A cidade de Milagres, na Bahia, tem uma história marcante, com raízes em um evento milagroso atribuído a Nossa Senhora. Contam que um índio, após uma queda de uma montanha, sobreviveu ileso, creditando o milagre a Nossa Senhora. Esse evento foi o ponto de partida para a devoção religiosa que ajudou na povoação do local e caracteriza a cidade. A povoação que crescia com o milagre fazia parte do distrito de Tartaruga, terras pertencentes ao município de Amargosa.
No início dos anos 1950, uma lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953, o povoado de Milagres vira Distrito com a denominação de Nossa Senhora dos Milagres, com terras desmembradas do distrito de Tartaruga, subordinado ao município de Amargosa. Menos de dez anos depois, resolveram unir as forças de Nossa Senhora dos Milagres com Tartaruga. A união dos dois distritos forma a lei estadual nº 1589, de 22 de dezembro de 1961, que cria o município de Milagres com estes dois distritos desmembrados do município de Amargosa. A instalação do novo município ocorreu em 07 de abril de 1963.
Com o asfaltamento da BR 116, Milagres cresceu significativamente e desenvolveu o comércio e o setor de serviços. Pouco depois de emancipação, Milagres foi ao cinema. O município virou cenário do filme “Os Fuzis”, um drama com direção de Ruy Guerra, que contou com um elenco de peso: Átila Iório, Nelson Xavier, Joel Barcellos, Hugo Carvana, Paulo César Pereio e outros. O filme, inserido no Cinema Novo, foi indicado para diversos prêmios internacionais e ganhou o Urso de Prata de Melhor Direção.
A cidade de Milagres é conhecida por sua devoção religiosa, especialmente por São Cristóvão, e pela beleza natural da região, cercada por montanhas. A cidade é um ponto turístico popular, especialmente para quem busca turismo religioso e há diversas atrações, incluindo o Santuário Nossa Senhora das Brotas e a Capela de São Cristóvão. Nestes templos existem celebrações religiosas tradicionais que são transmitidas de geração em geração.
Para ver o vídeo completo no YouTube, dê um clique aqui.