Alagoas

Ouro Branco tem obra na mira da Operação Overclean

Uma obra de pavimentação da estrada em Ouro Branco (AL), que liga a cidade ao sítio Trapiche, com cerca de 12 km, orçada em cerca de R$ 23 milhões, recebeu R$ 13 milhões em emendas de relator indicadas pelo deputado Arthur Lira. A execução ficou a cargo da empresa Allpha Pavimentações e hoje é alvo da Operação Overclean da Polícia Federal por suspeitas de fraude, superfaturamento e desvio de recursos.

Os problemas encontrados na obra são muitos. O asfalto já aparece com buracos e rachaduras apenas um ano após os serviços concluídos. A PF suspeita superfaturamento e baixa qualidade na execução, passando por fraude e desvio de recursos públicos. A obra entrou no radar da Operação Overclean, que apura esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos de infraestrutura em Alagoas.

O caso ganhou repercussão nacional porque envolve recursos do chamado “orçamento secreto”, mecanismo criticado pela falta de transparência na destinação de verbas. A pavimentação foi inaugurada com presença de Arthur Lira, mas rapidamente apresentou falhas estruturais graves, já afetando as comunidades que dependem da estrada e enfrentam problemas de mobilidade devido ao desgaste precoce do asfalto.

A investigação pode resultar em responsabilização da empresa Allpha Pavimentações e de agentes públicos envolvidos. O caso reforça críticas ao uso de emendas de relator sem transparência, associadas ao chamado “orçamento secreto”. A obra de pavimentação da estrada em Ouro Branco (AL) é mais uma que recebeu milhões indicados pelo deputado Arthur Lira e hoje está sob investigação da Polícia Federal por suspeitas de corrupção e má execução.

Foto destaque: Ouro Branco-AL, pelo Studio Bala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *