Paulo Afonso, Rio Real e Serrinha lideram casos de violência na região

Apesar de uma leve queda, números da violência em nossa região ainda assustam (Imagem: Contraprosa)

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia revela nove crimes praticados nos municípios da Bahia durante o ano de 2019, em documento publicado no portal do órgão. Na nossa região, o portal Contraprosa fez levantamento em 30 municípios e, embora os números sejam menores que anos anteriores, percebe-se que a escalada da violência ainda assusta.

No item homicídio doloso, quando há intensão mesmo de matar, o município de Araci lidera com 33 assassinatos, seguido de Serrinha e Paulo Afonso, com 31 mortes em cada. Ribeira do Amparo, Novo Triunfo e Fátima não tiveram registro de homicídios. Apenas Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha apresentam um caso cada de lesão corporal com morte. Tucano e Rio Real apresentam 2 casos em cada município de latrocínio, mas as tentativas de homicídio revelam números assustadores em Paulo Afonso, 40, Rio Real, 20, e Serrinha, com 17.

No item estupro, a cidade campeã é Paulo Afonso, com 62 casos, seguida de Rio Real, 25, e Euclides da Cunha, com 18. A única cidade a apresentar roubo a ônibus em rodovia foi Tucano, com apenas 1 caso. Agora, se o assunto é roubo de veículos, os números são quase inacreditáveis. As líderes de roubos de carros são Rio Real, com 37 ocorrências, Paulo Afonso, com 25, e Tucano, com 24 casos.

No caso de furto de veículos, os números também são altos. Neste item, Paulo Afonso lidera, com 43 casos, seguido de Rio Real, com 37, e Euclides da Cunha, com 33 ocorrências. Por fim vem os casos envolvendo uso ou porte de entorpecentes. Disparado, com números assustadores, vem Paulo Afonso, com 121 casos. Lá bem distante vem Serrinha, com 21, e Ribeira do Pombal com 17. Nos 417 municípios da Bahia, os homicídios somaram 4.903 ocorrências. Foram ainda registradas 72 lesões corporais seguidas de morte e 140 latrocínios. Além disso, houve 2.957 tentativas de homicídios e 3.005 estupros. Em 2019, aconteceram ainda 2.422 roubos a ônibus, 11.259 roubos de veículos e 5.130 furtos de carros. A Polícia detectou, finalmente, 5.502 pessoas portando ou usando entorpecentes.

Para saber os números da violência em seu município, dê um clique A Q U I.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta