Pedrinhas – Sergipe

Neste mais novo episódio de Um Lugar no Sertão, Contraprosa chega ao município de Pedrinhas, no estado de Sergipe, um dos menores em território. Só é maior que o município de General Maynard. Sua área Territorial é de 33,344 km² onde vive uma população de 7.396 pessoas, aferida no censo de 2022. Sua densidade demográfica, entretanto, está entre as dez maiores do estado, com 221,81 hab/km². Sua população vem diminuindo com o passar dos tempos. O IBGE estima que neste ano de 2025 sua população está em torno de 7.355 pessoas. Pedrinhas faz limites com os município de Arauá, Boquim, Itabaianinha e Riachão do Dantas e fica distante de Aracaju por 89 kms.

A história da formação de Pedrinhas começa com o Engenho Pedrinhas, construído na segunda metade do século XIX em terras dos municípios de Arauá e Itabaianinha. O proprietário do engenho era Francisco Manoel de Goes, conhecido por Chico Perpétua. Este construiu no engenho em 1876 uma casa para reunião de pessoas e organizou uma feira livre. Nas proximidades da casa havia um grande cajueiro. Foi embaixo dele que os feirantes começaram a se reunir todos os domingos.
Em 1893, Pedrinhas tinha cerca de 20 residências e um grande número de crianças. Em 29 de novembro daquele ano é criada a primeira escola, funcionando no ano letivo seguinte. Em 1911 chegaram os trilhos da Ferrovia Federal Leste Brasileiro, com uma estação em Pedrinhas. Daí em diante, a localidade foi progredindo. Logo depois, uma lei nº 641, de 9 de outubro de 1913, determinou que a povoação Pedrinhas passasse a pertencer a Itabaianinha.

É possível que a mudança do território de Pedrinhas para Itabaianinha não deve ter sido colocada em prática porque a localidade foi elevada à categoria de município e distrito, com a denominação de Pedrinhas, pela Lei Estadual nº 525-A, de 25 de novembro de 1953, desmembrado de Arauá, constituído de um único distrito e instalado em 06 de fevereiro de 1955. O primeiro prefeito foi Otoniel Silveira Nascimento, e o 1º presidente da Câmara de Vereadores foi Francisco Costa e Silva.
A economia de Pedrinhas está pautada na citricultura, no cultivo do amendoim e na pecuária. O comércio local é suficiente para a população e sua feira livre ainda faz grande sucesso, agora sendo realizada às segundas-feiras. O município é servido pelas rodovias SE 160 e SE 285, ambas asfaltadas e em boas condições. O município fica perto de duas importantes rodovias federais: a BR 110, distante 20 kms, e a BR 349, que fica a 18 kms.

Para quem visitar Pedrinhas, não faltará tempo para diversão. Em julho é a época do Festival do Amendoim, que celebra a produção local de amendoim, com apresentações de peso como Unha Pintada, Mulheres Perdidas e Jonas Esticado, presentes na última edição. Claro, tem a festa do padroeiro São José, em 19 de março. É a manifestação mais importante do calendário religioso da cidade e envolve novenas, missas, procissões e eventos comunitários. Há inúmeros motivos para visitar Pedrinhas. Estes são apenas alguns.
