Pesquisa Controverso: Doriedson, Maria, Giomar e Ana Dalva estariam reeleitos

Ana Dalva, Doriedson, Giomar e Maria têm índices que garantiriam suas reeleições (foto-montagem: Contraprosa)

O segundo questionamento da Pesquisa Controverso, realizada dia 15 de outubro estava centrado na reeleição dos nove vereadores titulares da Câmara Municipal de Heliópolis. A pergunta direta foi a seguinte: “Qual dos vereadores hoje eleitos que você (o Srº ou a Srª) acha que merece se reeleger?”. Dos 100 questionários, apenas 1% citou um nome de não eleito. 11% dos entrevistados não desejaria nenhum deles eleitos e o resultado final foi o seguinte:

A pesquisa foi realizada dia 15 de outubro deste ano

Se atentarmos bem para a pesquisa, não é nenhuma surpresa, nas hostes da oposição, o vereador Doriedson estar em 1º lugar, com 17%. Nas duas últimas eleições, o 1º lugar geral sempre esteve com ele. O que surpreende é Claudivan (7%) perder a segunda posição para Giomar (15%), e perder bem feio. No geral, Claudivan não supera também Ronaldo Santana (8%) e Ana Dalva (11%). Na trincheira dos governistas, não causa surpresa também o nome de Maria da Conceição em primeiro lugar, com 16%, encostando, no geral, em Doriedson. A vereadora é mãe do 1º lugar nas pesquisas para prefeito, o Thiago Andrade. Há inúmeras planilhas com os dois nomes colados para prefeito e vereador. Ana Dalva é a surpresa, com um crescimento bem acima do esperado. O nome da vereadora da Rede vem logo após o de Maria, superando Clóvis de Augusto (4%) e Ronaldo Santana (8%).

Quem também não está ruim é o vereador Manoel do Tijuco (6%). Isto dá a ele o 4º lugar no grupo, o suficiente para garantir sua reeleição. Se levarmos em conta os números da pesquisa, são 49% para os governistas e 39% para a oposição. Isto daria 5 vagas para o grupo do prefeito Ildinho e 4 vagas para a oposição. Estariam, portanto, reeleitos hoje os três da oposição, Maria da Conceição, Ana Dalva, Ronaldo e Manoel do Tijuco. As duas últimas vagas seriam disputadas por Valdelício e Clóvis de Augusto – ambos com 4%, e um novato da oposição. Além disso tem os novos candidatos que podem entrar na briga com percentuais ainda desconhecidos, assunto para a próxima postagem.

Landisvalth Lima

Professor, escritor e jornalista. Editou os jornais A Voz da Região (Serrinha-Ba), Tribuna do Nordeste (Ribeira do Pombal-Ba) e A Voz do Sertão (Heliópolis-Ba). Trabalhou na Rádio Difusora de Serrinha e foi repórter colaborador dos jornais Correio da Bahia e Jornal da Bahia. É autor dos livros A mulher do Pé de Cabra, Cariri Sangrento e A Esquerda Bastarda (romances); Patologias Educacionais do Semiárido Baiano (Tratado) e O Avesso do Exato (poesia). Foi professor de Língua Portuguesa dos colégios Brasilia e Colégio do Salvador (Aracaju-Se), Waldir Pires (Heliópolis-Ba), Evência Brito (Ribeira do Pombal-Ba) e Colégio Professor João de Oliveira (Poço Verde-Se). Atualmente mantem o Landisvalth Blog, é professor e Vice-Diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza e administrador e editor do Contraprosa.

Deixe uma resposta